MANUAIS DO PROPRIETARIO

Chevrolet Cruze: Líquidos, lubrificantes e peças recomendados - Serviço e manutenção - Chevrolet Cruze - Manual de InstrucoesChevrolet Cruze: Líquidos, lubrificantes e peças recomendados

Chevrolet Cruze / Chevrolet Cruze - Manual de Instrucoes / Serviço e manutenção / Líquidos, lubrificantes e peças recomendados

Líquidos e lubrificantes recomendados

Utilizar apenas produtos que cumprem as especificações recomendadas. Danos resultantes da utilização de produtos que não cumprem estas especificações não serão cobertos pela garantia.

Aviso

Os materiais de funcionamento são perigosos e podem ser venenosos. Manusear com cuidado. Prestar atenção à informação presente nos recipientes.

Óleo do motor

O óleo de motor é identificado pela qualidade e pela viscosidade. A qualidade é mais importante que a viscosidade quando se selecciona o óleo do motor a utilizar. A qualidade do óleo garante por exemplo a limpeza do motor, protecção antidesgaste e controlo do envelhecimento do óleo, enquanto que a graduação da viscosidade dá informação da espessura do óleo numa variedade de temperaturas.

Qualidade do óleo de motor

dexos 2 Motores a gasolina e diesel

ACEA A3/B3, ACEA A3/B4, ACEA C3, API SM, API SN Apenas para LXT (se o óleo de motor aprovado pela dexos não estiver disponível)

Selecção do óleo de motor apropriado

A selecção do óleo de motor apropriado depende das especificações do óleo e do grau de viscosidade adequados.

Utilizar e pedir óleos de motor com marca de certificação dexos. O óleos que cumprem os requisitos do seu veículo devem ter a marca de certificação dexos na embalagem.

Esta marca de certificação indica que o óleo foi aprovado pela especificação dexos.

O seu veículo foi atestado de fábrica com óleo de motor aprovado dexos.

Apenas utilizar óleo de motor que está em conformidade com a especificação dexos ou um óleo de motor equivalente com o grau de viscosidade apropriado.

Se não tiver a certeza se o seu óleo de motor cumpre a especificação dexos, pergunte ao seu concessionário.

Utilizar óleos de motor substitutos se está indisponível óleo que cumpre a especificação dexos: No caso de não estar disponível um óleo de motor aprovado pela dexos no momento da mudança do óleo ou no caso de ajuste de nível utilizar o óleo de motor substituto com a qualidade acima mencionada. Contudo, em determinadas circunstâncias, a utilização de óleos que não cumpram a especificação dexos pode ter como resultado um desempenho reduzido ou danos no motor.

Atestar com óleo do motor

Óleos do motor de fabricantes e marcas diferentes poderão ser misturados desde que cumpram os critérios do óleo do motor (qualidade e viscosidade).

Se não existir óleo de motor com a qualidade desejada, no máximo pode ser utilizado 1 litro de óleo da especificação ACEA A3/B4 ou A3/B3 (apenas uma vez entre cada uma das mudanças de óleo). A viscosidade deverá ter a categoria correcta.

A utilização de óleo de motor com qualidade de apenas ACEA A1/B1 ou apenas A5/B5 é proibida, pois pode provocar danos no motor a longo prazo, em determinadas condições de funcionamento.

Aditivos do óleo do motor A utilização de aditivos do óleo do motor poderá causar danos e invalidar a garantia.

Graduações da viscosidade do óleo de motor

Graduações da viscosidade do óleo de motor

SAE 5W-30 é o melhor grau de viscosidade para o seu veículo. Não usar óleos com outros graus de viscosidade tais como SAE 10W-30, 10W-40 ou 20W-50.

Funcionamento em tempo frio: Se numa zona geográfica muito fria onde a temperatura desce abaixo de -25 ºC, deve ser usado um óleo SAE 0W-30. Um óleo com este grau de viscosidade torna mais fácil o arranque a frio do motor a temperaturas extremamente baixas.

Ao seleccionar um óleo com o grau de viscosidade apropriado, garantir que o óleo seleccionado cumpre a especificação dexos.

A graduação de viscosidade SAE dá informação da espessura do óleo. O óleo multigraduado é indicado por dois dígitos.

O primeiro dígito, seguido por um W, indica a viscosidade a baixas temperaturas e o segundo dígito a viscosidade a altas temperaturas.

Líquido de arrefecimento e anti-congelante

Utilizar apenas anti-congelante de líquido de arrefecimento de longa duração (LLC) sem silicatos.

O sistema é atestado de fábrica com líquido de arrefecimento concebido para uma protecção excelente contra corrosão e gelo até aprox. -27 ºC.

Esta concentração deverá ser mantida ao longo de todo o ano. A utilização de aditivos do líquido de arrefecimento adicionais que pretendem dar uma protecção adicional contra a corrosão ou vedar pequenas fugas podem causar problemas de funcionamento. A responsabilidade pelas consequências resultantes da utilização de aditivos de líquido de arrefecimento adicionais será rejeitada.

Óleo dos travões e líquido da embraiagem

Utilizar apenas óleo dos travões DOT4.

Com o tempo, o óleo dos travões absorve a humidade o que reduzirá a eficiência de travagem. Por isso, o óleo dos travões deveria ser substituído nos intervalos especificados.

O óleo dos travões deverá ser guardado num recipiente estanque para evitar a absorção de água.

Assegurar que o óleo dos travões não fica contaminado.

Atenção

A utilização de líquido dos travões de fraca qualidade pode provocar corrosão nos componentes internos do sistema de travagem, o que pode resultar num desempenho de travagem inferior, que constitui um problema de segurança. Utilizar sempre um líquido de travões de alta qualidade aprovado para o modelo do seu veículo.

Recomendamos líquido dos travões genuíno da GM.

Veja também:

Mazda 3. Ecrã da Operação Automática dos Travões
"Travagem Automática SCBS" é indicada no ecrã multi-informação ou ecrã de condução ativa, após a Travagem avançada SCBS ou a as ...

Skoda Octavia. Modo do ponto de passagem
Introdução ao sujeito É válido para o Infotainment Columbus. Este modo é adequado para a condução ao destino fora de estradas ou em zonas nã ...

Modelos