MANUAIS DO PROPRIETARIO

Citroen C-Elysee: Luzes de aviso - Instrumentos - Citroen C-Elysee - Manual de InstrucoesCitroen C-Elysee: Luzes de aviso

Ao ligar a ignição

Determinadas luzes avisadoras de alerta acendem-se, durante alguns segundos, ao ligar a ignição.

Aquando do arranque do motor, estas luzes de aviso devem apagar-se.

Em caso de persistência, antes de colocar o veículo em andamento, consulte a respetiva indicação de alerta.

Avisos associados

Determinadas luzes avisadoras podem apresentar os dois tipos de acendimento: fixa (contínua) ou intermitente.

Apenas a relação do tipo de iluminação com o estado de funcionamento do veículo permitem determinar se a situação é normal ou se está presente uma anomalia. Em caso de anomalia, a iluminação da luz avisadora pode ser acompanhada por uma mensagem.

Em caso de anomalia, o acendimento da luz avisadora pode ser acompanhado por um sinal sonoro e/ou uma mensagem.

Luzes de aviso

Com o motor em funcionamento ou veículo em movimento, o acendimento de um dos avisadores seguintes indica o aparecimento de uma anomalia que necessita da intervenção do condutor.

Qualquer anomalia, que provoque o acendimento de uma luz de aviso, deve ser alvo de um diagnóstico complementar através da mensagem associada.

Em caso de problema, não hesite em consultar a rede CITROËN ou uma oficina qualificada.

Luzes de aviso

Avisadores de marcha

O acendimento, no quadro de bordo e/ou no ecrã do painel de instrumentos, de uma das luzes avisadoras seguintes confirma o acionamento do sistema correspondente.

Avisadores de marcha

Luzes indicadoras de desativação

O acendimento de um dos seguintes avisadores confirma a paragem voluntária do sistema correspondente.

Este pode ser acompanhado por um sinal sonoro e uma mensagem no ecrã.

Luz indicadora/de aviso Estado Causa Ações/Observações
STOP Fixa, associada a outra luz indicadora. Está associado à pressão do óleo do motor ou à temperatura do líquido de refrigeração. É necessário parar o veículo assim que for possível fazê-lo em segurança.

Estacione, desligue a ignição e entre em contacto com a rede CITROËN ou com uma oficina qualificada.

Travão de estacionamento Contínua. O travão de estacionamento encontra-se engrenado ou desengrenado de forma incorreta. Desengrene o travão de estacionamento para apagar o avisador; pé no pedal do travão.

Respeite as instruções de segurança.

Para mais informações sobre o Travão de estacionamento, consulte a rubrica correspondente.

Travagem Fixo. O nível de líquido do travão baixou significativamente. É necessário parar o veículo assim que for possível fazê-lo em segurança.

Reponha o nível com um líquido referenciado por CITROËN.

Se o problema persistir, dirija-se a um revendedor CITROËN ou a uma oficina qualificada para mandar verificar o sistema.

Fixo, associado ao avisador ABS. O repartidor eletrónico de travagem (REF) encontra-se avariado. É necessário parar o veículo assim que for possível fazê-lo em segurança.

Solicite a verificação pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.

Cinto de segurança do condutor removido ou não colocado/Cinto de segurança do passageiro dianteiro não colocado Contínua ou intermitente acompanhada por um sinal sonoro crescente. O condutor não colocou ou removeu o cinto de segurança.

O passageiro dianteiro removeu o cinto de segurança.

Puxe o cinto de segurança e, em seguida, introduza a lingueta no fecho.
Carga da bateria Contínua. O circuito de carga da bateria está avariado (terminais sujos ou desapertados, correia do alternador frouxa ou cortada...). O avisador deve apagar-se aquando do arranque do motor.

Se não se apagar, consulte o revendedor CITROËN ou uma oficina qualificada.

Pressão do óleo do motor Contínua. O circuito de lubrificação do motor encontra-se avariado. É necessário parar o veículo assim que for possível fazê-lo em segurança.

Estacione, desligue a ignição e consulte a rede CITROËN ou uma oficina qualificada.

  Temperatura máxima do líquido de arrefecimento Continuamente vermelha. A temperatura do circuito de arrefecimento é demasiado elevada. É necessário parar o veículo assim que for possível fazê-lo em segurança.

Aguarde o arrefecimento do motor para completar o nível, se necessário.

Se o problema persistir, consulte o revendedor CITROËN ou uma oficina qualificada.

Porta(s) aberta(s)/Mala aberta Contínua se a velocidade for inferior a 10 km/h. Uma porta ou a mala de abertura eletrónica permanece aberta. Feche a porta ou a mala.
Contínua e acompanhada por um sinal sonoro se a velocidade for superior a 10 km/h.
Defeito motor Continuamente vermelha. O motor tem uma anomalia grave, que está a causar uma avaria É necessário parar o veículo assim que for possível fazê-lo em segurança.

Estacione, desligue a ignição e entre em contacto com a rede CITROËN ou com uma oficina qualificada.

Defeito motor Continuamente cor de laranja. O motor tem uma anomalia menor. Consulte rapidamente o revendedor CITROËN ou uma oficina qualificada.
Nível de combustível baixo Contínua. Aquando do primeiro acendimento, restam-lhe cerca de 5 litros no depósito. É necessário reabastecer assim que possível para evitar que fique sem combustível.

Esta luz avisadora acende-se cada vez que a ignição é ligada, até abastecer combustível suficiente.

Capacidade do depósito de combustível: cerca de 50 litros.

Nunca conduza até o depósito ficar completamente vazio, pois pode danificar os sistemas de injeção e de emissões.

Sistema de autodiagnóstico do motor Contínua. O sistema de controlo de emissões encontra-se avariado. O avisador deve apagar-se aquando do arranque do motor.

Se não se apagar, consulte rapidamente um revendedor CITROËN ou uma oficina qualificada.

Intermitente. O sistema de gestão do motor encontra-se avariado. Há o risco de destruição do catalisador.

Solicite a verificação pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.

Préaquecimento motor a gasóleo Contínua. A chave encontra-se na posição 2 (contacto) no contactor. Aguarde que o avisador se apague antes de efetuar o arranque.

A duração de acendimento é determinada pelas condições climáticas (até cerca de trinta segundos em condições climáticas extremas).

Se não for possível efetuar o arranque do motor, desligue e ligue novamente a ignição, aguarde que a luz indicadora se apague novamente e depois efetue o arranque do mesmo.

Pressão baixa dos pneus Fixa, acompanhada por um sinal sonoro e uma mensagem. Uma ou mais rodas tem pressão insuficiente. Controlar a pressão dos pneus o mais rapidamente possível.

Este controlo deve ser efetuado de preferência a frio.

Deverá reinicializar o sistema após cada ajuste da pressão de um ou vários pneus e após a substituição de uma ou várias rodas.

Para mais informações sobre a Deteção de pressão insuficiente, consulte a rubrica correspondente.

Intermitente e, em seguida, fixo, acompanhado pela luz de aviso de revisão. A função apresenta um problema de funcionamento: o controlo da pressão dos pneus deixa de ser assegurado. Assim que possível, verifique a pressão dos pneus.

Dirija-se a um revendedor CITROËN ou uma oficina qualificada para mandar verificar o sistema.

Antibloqueio das rodas (ABS) fixo O sistema de antibloqueio das rodas encontra-se avariado. O veículo conserva uma travagem clássica.

Circule com cuidado a uma velocidade baixa e contacte imediatamente um revendedor CITROËN ou uma oficina qualificada.

Airbags Temporariamente ligada. Esta luz de aviso acende-se alguns segundos quando a ignição é ligada, apagando-se em seguida. Esta luz de aviso deve apagar-se aquando do arranque do motor.

Se não se apagar, consulte o revendedor CITROËN ou uma oficina qualificada.

Contínua. Um dos sistemas de airbags ou dos pré-tensores dos cintos de segurança está avariado. Solicite a verificação pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.
Sistema de airbag do passageiro Contínua. O interruptor, situado no portaluvas, está na posição "OFF".

O airbag frontal do passageiro está desativado.

Pode instalar uma cadeira de criança "de costas para a estrada", salvo anomalia de funcionamento dos airbags (luz avisadora de alerta de Airbags acesa).

Para ativar o airbag frontal do passageiro, rode a chave para a posição ON.

Neste caso, não instale uma cadeira para crianças "de costas para a estrada"

Controlo dinâmico de estabilidade (CDS/ASR) Contínua. O botão, localizado no canto inferior esquerdo do painel de instrumentos, está premido.

O respetivo avisador acende-se.

O CDS/ASR está desativado.

CDS: controlo dinâmico de estabilidade.

ASR: antipatinagem das rodas.

Prima a tecla para ativar o CDS/ASR. A respetiva luz avisadora apaga-se.

O sistema CDS/ASR é ativado automaticamente aquando do arranque do veículo.

Se o sistema for desativado, é reativado automaticamente quando é alcançada uma velocidade de aproximadamente 50 km/h.

Controlo dinâmico de estabilidade (CDS/ASR) Intermitente. A regulação CDS/ASR está ativa. O sistema otimiza a motricidade e permite melhorar a estabilidade direcional do veículo.
Contínua. Exceto caso tenha sido desativado (botão premido e luz indicadora acesa) o sistema CDS/ASR tem uma anomalia. Solicite a verificação pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.
Direção assistida Contínua. A direção assistida apresenta um defeito. Circule com cuidado a uma velocidade moderada.

Solicite a verificação pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.

  Fixa desde o momento em que a ignição é ligada, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem que indica a autonomia de deslocação. A autonomia de deslocação está entre 600 e 2400 km. Proceda rapidamente a uma reposição do nível de AdBlue: dirija-se à rede CITROËN ou a uma oficina qualificada ou efetue por si próprio esta operação.
Intermitente, associado ao avisador SERVICE, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem que indica a autonomia de deslocação. A autonomia de deslocação está entre 0 km e 600 km. Proceda obrigatoriamente a uma reposição do nível de AdBlue para evitar avarias: dirija-se à rede CITROËN ou a uma oficina qualificada ou efetue por si próprio esta operação.
Intermitente, associado ao avisador SERVICE, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem que indica a interdição do arranque. O reservatório de AdBlue está vazio: o dispositivo antiarranque regulamentar impede o arranque do motor. Para poder efetuar o novo arranque do motor, deverá efetuar obrigatoriamente uma reposição do nível de AdBlue: dirija-se à rede CITROËN ou a uma oficina qualificada ou efetue por si próprio esta operação.

É imperativo inserir uma quantidade mínima de 3,8 litros de AdBlue no reservatório do líquido.

Sistema antipoluição SCR (Diesel BlueHDi) Fixa a partir do momento em que a ignição é ligada, associado às luzes de aviso de revisão e de diagnóstico do motor, acompanhado por um sinal sonoro e uma mensagem. Foi detetado um problema de funcionamento do sistema antipoluição SCR. Este alerta desaparece assim que o nível de emissão dos gases de escape voltar a estar em conformidade.
Intermitente a partir do momento em que a ignição é ligada, associado às luzes de aviso de revisão e de diagnóstico do motor, acompanhado por um sinal sonoro e uma mensagem que indica a autonomia de deslocação. Após confirmação do problema de funcionamento do sistema de controlo de emissões, poderá percorrer até 1100 km antes do acionamento do dispositivo de antiarranque do motor. Contacte um revendedor CITROËN ou uma oficina qualificada imediatamente para evitar uma avaria.
Intermitente a partir do momento em que a ignição é ligada, associado às luzes de aviso de revisão e de diagnóstico do motor, acompanhado por um sinal sonoro e uma mensagem. Ultrapassou o limite de deslocação autorizado após confirmação do problema de funcionamento do sistema de controlo de emissões: o dispositivo antiarranque impede o novo arranque do motor. Para poder efetuar o novo arranque do motor, deverá imperativamente contactar o revendedor CITROËN ou uma oficina qualificada.
Revisão Temporariamente ligada. São apresentadas anomalias menores, sem um avisador específico. Identifique a anomalia lendo a mensagem apresentada no ecrã, como, por exemplo:
  • saturação do filtro de partículas (gasóleo).
  • a direção assistida,
  • uma anomalia elétrica menor.

Para as outras anomalias, consulte a rede CITROËN ou uma oficina qualificada.

Contínua. São apresentadas anomalias graves, sem um avisador específico. Identifique a anomalia através da mensagem apresentada no ecrã e consulte imperativamente a rede CITROËN ou uma oficina qualificada.
Luz de nevoeiro traseira Fixa. A luz de nevoeiro traseira é acionada com a ajuda do anel na alavanca do comando de iluminação Rode o anel da alavanca do comando de iluminação para trás para desligar as luzes de nevoeiro traseiras.
Stop & Start Contínua. À paragem do veículo (sinal vermelho, paragem, engarrafamentos, ...) o Stop & Start coloca o motor em modo STOP. A luz de aviso apaga-se e o arranque do motor é efetuado automaticamente em modo START assim que pretenda colocar o veículo em movimento,
Acende-se de forma intermitente durante alguns segundos e, em seguida, apagase. O modo STOP encontra-se temporariamente indisponível.

ou O modo START foi acionado automaticamente.

Para mais informações sobre Stop & Start, consulte a rubrica correspondente.
Luzes de nevoeiro dianteiras Contínua. As luzes de nevoeiro dianteiras são acesas utilizando a alavanca do comando de iluminação. Rode o anel da alavanca de iluminação uma vez para trás para apagar as luzes de nevoeiro.
Indicador de mudança de direção esquerdo Intermitente com sinal sonoro. O comando de iluminação foi pressionado para baixo.  
Indicador de mudança de direção direito Intermitente com sinal sonoro. O comando de iluminação foi pressionado para baixo.  
Luzes de cruzamento Contínua. A alavanca de iluminação encontra-se na posição "Luzes de cruzamento".  
Luzes de estrada Contínua. A alavanca de iluminação foi puxada na direção do utilizador. Puxe a alavanca para regressar às luzes de cruzamento.
Pé na embraiagem Contínua. No modo STOP do Stop & Start, a transição para o modo START foi rejeitada porque o pedal da embraiagem não está pressionado a fundo. Com uma caixa de velocidades manual, é necessário desembraiar completamente para permitir a passagem para o modo START do motor.
Pé no travão Contínua. O pedal de travão deverá encontrar-se pressionado. Com uma caixa de velocidades eletrónica, seletor na posição N, pressione o pedal de travão para efetuar o arranque do motor.

Com a caixa de velocidades automática, pressione o pedal de travão, com o motor em funcionamento, antes de desengrenar o travão de estacionamento, para desbloquear a alavanca e abandonar a posição P.

Se pretender desativar o travão de estacionamento sem pressionar o pedal do travão, este avisador permanecerá aceso.

Intermitente. Com uma caixa de velocidades eletrónica, a embraiagem sobreaquece se mantiver demasiado tempo o veículo em declive com a ajuda do acelerador. Utilize o pedal do travão e/ou o travão de estacionamento.
Veja também:

Chevrolet Cruze. Controlo do telefone
Activação do reconhecimento de voz Para activar o reconhecimento de voz do portal de Telemóvel, prima a tecla   no volante. Durante o diálogo, qualquer fonte de ...

Skoda Octavia. Ângulo de saída
Fig. 362 Ângulo de saída: Octavia / Octavia Combi Ângulo  Fig. 362 Ângulo de saída à frente Ângulo de saída atrás Os valor ...

Modelos