O arranque com cabos de corrente pode ser perigoso se for feito de forma incorrecta. Assim, para evitar magoar-se ou danificar o veículo ou a bateria, siga os procedimentos do arranque com cabos de corrente. Se tiver dúvidas sobre como fazê-lo, recomendamos vivamente que recorra a um técnico competente ou a um serviço de reboque para executar o arranque com cabos de corrente.
CUIDADO
Utilize apenas um sistema de 12 volts. Se utilizar um sistema de 24 volts (duas baterias de 12 volts ligadas em série ou um gerador de 24 volts), pode danificar o motor de arranque de 12 volts, o sistema de ignição e outros componentes eléctricos de forma irreparável.
AVISO - Bateria
Nunca tente verificar o nível do electrólito da bateria. Pode causar a ruptura ou a explosão da bateria e sofrer lesões graves.
AVISO - Bateria
Caso estas instruções não sejam seguidas fielmente, poderão ocorrer danos pessoais graves e danos ao veículo! Caso não tenha certeza de como executar estes procedimentos, procure ajuda de pessoa qualificada. As baterias de automóvel contêm ácido sulfúrico, que é tóxico e altamente corrosivo. Ao dar partida com bateria auxiliar, use óculos de proteção e tenha cuidado para que o ácido não atinja o seu corpo, as roupas ou o veículo.
Procedimentos do arranque com cabos de corrente
CUIDADO - Bateria AGM (se instalado)
Para carregar a sua bateria AGM, utilize apenas carregadores de bateria totalmente automáticos especificamente desenvolvidos para baterias AGM.
Se quiser utilizar a função "ISG", o sensor da bateria tem de estar calibrado cerca de 4 horas com a ignição desligada.
NOTA
Se a bateria está descarregada, o motor pode arrancar utilizando a bateria de outro veículo e dois cabos de bateria.
Utilize apenas cabos com pinças totalmente isoladas.
De modo a prevenir danos pessoais ou danos nos dois veículos, deve proceder rigorosamente conforme segue.
1. Certifique-se de que a bateria auxiliar é de 12 volts e tem o borne negativo ligado à terra.
2. Se a bateria auxiliar for de outro veículo, não deixe os veículos tocarem um no outro.
3. Desligue todas as cargas eléctricas desnecessárias.
4. Ligue os cabos de corrente na sequência exacta mostrada na ilustração. Comece por ligar uma extremidade de um cabo ao borne positivo da bateria sem carga (1).
Depois, ligue a outra extremidade ao borne positivo da bateria auxiliar (2).
Prossiga ligando uma extremidade do outro cabo de corrente ao borne negativo da bateria auxiliar (3) e a outra extremidade a uma ponta metálica sólida e bem fixa (por exemplo, o suporte de elevação do motor) afastada da bateria (4). Não o ligue a ou perto de uma peça que se mova com a ligação do motor.
Certifique-se que não há contacto entre as duas carroçarias; caso contrário existe o perigo de curto circuito.
Não deixe os cabos de corrente tocarem em mais nada senão nos bornes correctos da bateria ou na ligação correcta à terra. Não se debruce sobre a bateria para fazer as ligações.
CUIDADO - Cabos da bateria
Não ligue o cabo de corrente do borne negativo da bateria auxiliar ao borne negativo da bateria sem carga. Pode provocar o sobreaquecimento ou a ruptura da bateria sem carga, causando uma fuga de ácido da bateria.
5. Ligue o motor do veículo com a bateria auxiliar e deixe-o trabalhar a 2000 rpm. Em seguida, ligue o motor do veículo com a bateria sem carga. Se a primeira tentativa de arranque não foi bem sucedida, aguarde alguns minutos antes de tentar novamente, de modo a permitir recarregar a bateria descarregada.
Se a causa da descarga da sua bateria não for evidente, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado Kia.
Chevrolet Cruze. Motores a diesel
Utilizar apenas combustível diesel
que cumpra a EN 590.
Em países fora da União Europeia
utilizar combustível Euro-Diesel com
uma concentração de enxofr ...
Skoda Octavia. Problemas com o arranque do motor - veículos com botão de arranque
Fig. 229 Arranque do motor - Pressione o botão com a chave
Se o arranque do motor não for possível e aparece no visor do painel de
instrumentos
uma mensagem que a chave n& ...