MANUAIS DO PROPRIETARIO

KIA Cee'd: Cadeira de criança - Sistema de segurança do seu veículo - KIA Cee'd - Manual de InstrucoesKIA Cee'd: Cadeira de criança

As crianças que viajarem no veículo devem sentar-se no banco traseiro e têm de estar devidamente retidas, de modo a minimizar o risco de lesões num acidente ou numa travagem ou manobra brusca. De acordo com as estatísticas da sinistralidade automóvel, as crianças viajam mais seguras quando estão devidamente retidas nos bancos traseiros, e não no banco do passageiro da frente. As crianças de mais idade que não viajarem numa cadeira de criança devem colocar um dos cintos de segurança existentes.

Informe-se sobre a legislação vigente no seu país. As cadeiras de criança e/ou de bebé têm de ser correctamente colocadas e instaladas no banco traseiro. É obrigatória a utilização de uma cadeira de criança disponível no mercado que cumpra os requisitos das Normas de Segurança do seu país.

Os sistemas de retenção para criança devem ser instalados nos bancos dos veículos com recurso ao cinto de segurança, a um sistema de fixação com tirante superior e/ou a pontos de fixação ISOFIX.

Se as cadeiras não estiverem bem fixas, as crianças podem sofrer lesões ou morrer numa colisão. No caso dos bebés e crianças pequenas, é obrigatória a utilização de uma cadeira de criança ou de bebé. Antes de comprar uma cadeira, certifique-se de que a mesma é adequada para o banco e os cintos de segurança do seu veículo, bem como para a criança que quer transportar. Para instalar a cadeira de criança, siga todas as instruções do fabricante.

AVISO

AVISO

Para reduzir as possibilidades de lesões graves ou fatais:

Utilizar uma cadeira de criança

Utilizar uma cadeira de criança

Para transportar crianças pequenas e bebés, é obrigatória a utilização de uma cadeira de criança ou de bebé. Esta cadeira deve ter o tamanho adequado à criança a transportar e ser instalada de acordo com as instruções do fabricante.

Por razões de segurança, recomendamos a instalação da cadeira de criança nos bancos traseiros.

AVISO

Nunca coloque uma cadeira de criança virada para trás no banco do passageiro da frente. O enchimento do airbag do passageiro pode atingir a cadeira e matar a criança.

AVISO - Instalação de cadeira de criança

Instalar uma cadeira de criança com um cinto de colo e ombro

Instalar uma cadeira de criança com um cinto de colo e ombro

Para instalar uma cadeira de criança nos bancos laterais traseiros ou no banco central traseiro: 1. Coloque a cadeira de criança no banco e passe o cinto de colo e ombro em volta ou através da cadeira, seguindo as instruções do fabricante.

Certifique-se de que a correia do cinto de segurança não está torcida.

Instalar uma cadeira de criança com um cinto de colo e ombro

2. Introduza o linguete de encaixe do cinto de colo e ombro na fivela. Ouvirá um nítido clique.

Posicione o botão de libertação de forma a ser facilmente acessível em caso de emergência.

Instalar uma cadeira de criança com um cinto de colo e ombro

um nítido clique.

Posicione o botão de libertação de forma a ser facilmente acessível em caso de emergência.

3. Afivele o cinto de segurança e deixe-o suprimir as folgas. Depois de instalada a cadeira de criança, tente movê-la em todas as direcções para ter a certeza de que ficou instalada em segurança.

Se precisar de apertar o cinto, puxe mais a correia na direcção do retractor. Se desafivelar o cinto de segurança e deixálo retrair, o retractor recoloca-o automaticamente no estado normal de bloqueio de emergência do passageiro sentado.

Fixação da cadeira para criança adequada para retenção utilizando o cinto de segurança

Utilize bancos de segurança para crianças que tenham sido aprovados oficialmente e que sejam apropriados para a criança. Quando utilizar bancos de seguranças, consultar a tabela seguinte.

Fixação da cadeira para criança adequada para retenção utilizando o cinto de segurança

U : Compatível com cadeiras de categoria "universal" aprovadas para este grupo etário

U* : Adequado para cadeiras da categoria "universal" aprovadas para utilização apenas com banco sem regulação de altura ou na posição mais alta do banco de altura regulável.

AVISO

Recomenda-se a instalação da cadeira de criança no banco traseiro, mesmo que o interruptor de activação/desactivação (ON/ OFF) do airbag frontal do passageiro esteja desactivado (posição OFF). Em circunstâncias excepcionais, se for necessário instalar uma cadeira de criança no banco do passageiro da frente, o airbag frontal do passageiro tem de ser desactivado, para garantir a segurança da criança transportada.

Fixar uma cadeira de criança com o sistema de "Amarração com Correias"(se instalado)

Fixar uma cadeira de criança com o sistema de

Os suportes para os sistemas de retenção para crianças estão localizados na barra transversão por trás dos bancos traseiros (3 e 5 portas) ou no piso por trás dos bancos traseiros (carrinha).

Este símbolo indica a posição da âncora

Fixar uma cadeira de criança com o sistema de

1. Passe a correia da cadeira de criança sobre as costas do banco.

Nos veículos com encosto de cabeça regulável, passe a correia de amarração sob o encosto de cabeça e entre os suportes verticais do encosto. Nos veículos sem encosto de cabeça, passe a correia de amarração sobre o topo das costas do banco.

2. Coloque o gancho da correia de amarração no suporte de fixação da cadeira de criança indicado e aperte para fixar a cadeira.

AVISO

Se a cadeira de criança não ficar devidamente fixada, a criança pode sofrer lesões graves ou morrer numa colisão. Para instalar e utilizar a cadeira de criança, siga sempre as instruções do fabricante.

AVISO - Correia de amarração

Nunca instale mais de uma cadeira de criança com uma só correia de amarração ou num só ponto de fixação inferior. A maior carga devida às várias cadeiras pode causar a ruptura das correias de amarração ou dos pontos de fixação, provocando lesões graves ou a morte dos ocupantes.

AVISO

Não instale um banco de retenção de criança no centro do banco traseiro utilizando as ancoras. As âncoras destinam-se apenas aos lugares exteriores à esquerda e à direita do banco traseiro.

Em caso de acidente as âncoras podem não ser suficientemente fortes para segurar o banco de criança ao centro do banco traseiro de modo apropriado e podem partir, causando ferimentos graves ou morte.

AVISO - Inspecção da cadeira de criança

Verifique se a cadeira de criança está bem fixa empurrando-a e puxando-a em diferentes direcções. As cadeiras de criança mal instaladas podem rodar, torcerse, virar-se ou separar-se, causando lesões graves ou a morte da criança.

AVISO - Fixação da cadeira de criança

Fixar uma cadeira de criança com os sistemas "ISOFIX" e de "Amarração com Correias" (se instalado)

Fixar uma cadeira de criança com os sistemas

O sistema ISOFIX é um método normalizado de instalar cadeiras de criança que elimina a necessidade de utilizar o cinto de segurança de série para adultos para fixar a cadeira no veículo. Deste modo, permite uma colocação bastante mais segura e eficaz, com a vantagem adicional de uma instalação mais fácil e rápida.

Uma cadeira ISOFIX só pode ser instalada se for aprovada especificamente para o veículo de instalação , de acordo com os requisitos da norma ECE-R44.

❈ ISOFIX: International Standards Organization FIX (Organização Internacional de Normatização FIX)

Fixar uma cadeira de criança com os sistemas

Na zona inferior de cada lado dos encostos dos bancos traseiros encontram-se símbolos ISOFIX. Estes servem para indicar a posição dos pontos inferiores de fixação dos sistemas de retenção para crianças, se for o caso.

Os dois bancos traseiros laterais estão equipados com pontos de fixação ISOFIX e também com um ponto de fixação com tirante superior no piso atrás dos bancos traseiros (wagon) ou na prateleira atrás dos bancos traseiros (sedan). Os pontos de fixação ISOFIX estão localizados entre o assento e o encosto dos bancos e assinalados por meio do símbolo ISOFIX.

Durante a instalação, os conectores CRS ISOFIX têm que encaixar nos pontos de fixação ISOFIX do veículo (deverá ouvir um som de clique, depois verifique os indicadores visuais do CRS e confirme puxando pelo dispositivo de fixação.) Nas cadeirinhas de criança homologadas de acordo com a norma ECE-R 44, deve ser também usada a correia de fixação adicional ao ponto de fixação com tirante superior localizado no piso atrás dos bancos traseiros (wagon) ou na prateleira atrás dos bancos traseiros (sedan).

A instalação e a utilização têm de seguir as instruções do manual de instalação fornecido com a cadeira ISOFIX.

AVISO

Para fixar a cadeira de criança:

1. Para fazer encaixar a cadeira de criança na fixação ISOFIX, introduza o linguete da cadeira na fixação ISOFIX.

Ouvirá um nítido clique.

CUIDADO

Não permitir que o fecho ou o acessório de fixação do assento ISOFIX rasgue ou entale a faixa do cinto de segurança durante a instalação.

2. Coloque o gancho da correia de amarração no suporte da cadeira de criança e aperte para fixar a cadeira.

(Consulte a página anterior.)

AVISO

Compatibilidade de cadeiras e sistemas de retenção de criança com fixações ISOFIX do veículo

Compatibilidade de cadeiras e sistemas de retenção de criança com fixações ISOFIX do veículo

IUF = Compatível com de cadeiras de criança ISOFIX viradas para a frente de categoria universal aprovadas para o grupo etário.

IL = Adequado a sistemas especiais de retenção para crianças (CRS) ISOFIX indicados na lista em anexo. Estes sistemas ISOFIX pertencem às categorias "veículo específico", "restrito" ou "semi-universal".

X = Fixação ISOFIX incompatível com cadeira de criança ISOFIX neste grupo etário e/ou tamanho.

IL* = A cadeira para crianças ISO/R3 só pode ser instalada na posição mais avançada dos bancos dianteiros, mas não pode ser instalada no veículo de 3 portas.

Cadeiras de criança recomendadas

Cadeiras de criança recomendadas

Informações do fabricante da cadeira de criança

Britax Römer http://www.britax.com

Veja também:

Hyundai Ioniq Electric. DRIVER ONLY (Só condutor)
Se pressionar o botão DRIVER ONLY ( ) a luz indicadora se iluminar, o sistema lança sobretudo ar frio na direção do rosto do condutor. No entanto, pode sair algum ar frio das grelhas dos ...

Skoda Octavia. Verificações legais
Em muitos países estão em vigor leis, que obrigam a submeter numa determinada periodicidade os veículos a uma verificação técnica regular a nível de s ...

Modelos