MANUAIS DO PROPRIETARIO

KIA Cee'd: Calendário de manutenção - Manutenção - KIA Cee'd - Manual de InstrucoesKIA Cee'd: Calendário de manutenção

KIA Cee'd / KIA Cee'd - Manual de Instrucoes / Manutenção / Calendário de manutenção

Cumpra o calendário de manutenção normal se nenhuma das seguintes situações se aplicar normalmente à condução do veículo. Caso contrário, cumpra a manutenção sob condições de utilização adversas.

Se conduzir o seu veículo nas condições atrás referidas, deverá inspeccionar, trocar peças ou reabastecer com mais frequência do que o previsto no Calendário de Manutenção Normal.

Após os períodos ou distância mostrados no quadro, continue a respeitar os intervalos de manutenção indicados.

CALENDÁRIO DE MANUTENÇÃO NORMAL

É necessário executar os seguintes serviços de manutenção para garantir um bom controlo de emissões e uma boa performance.

A fim de proteger a sua garantia, guarde os recibos de todos os serviços de manutenção feitos no sistema de emissões do veículo. Nos casos em que sejam indicadas a quilometragem e a periodicidade, a frequência dos serviço é determinada por aquela que ocorrer primeiro.

*1 : Verifique o nível do óleo do motor e a existência de fugas todos os 500 km ou antes de iniciar uma viagem longa.

*2 : Este calendário de manutenção depende da qualidade do combustível, sendo aplicável apenas a combustíveis da categoria <"EN590 ou equivalente">. Se as especificações do combustível diesel não forem conformes com a norma EN590, o combustível terá de ser substituído seguindo rigorosamente o calendário de manutenção.

*3 : Se o óleo recomendado não estiver disponível, substitua o óleo do motor e o filtro do óleo de 20.000 km ou 12 meses.

*4 : Se o óleo recomendado não estiver disponível, substitua o filtro e o óleo do motor a cada 15.000 km no motor MPI e substitua o filtro e o óleo do motor a cada 10.000 km no motor GDI.

*5 : O nível do óleo do motor deve ser regularmente verificado e devidamente mantido. A utilização do veículo com uma quantidade de óleo insuficiente pode danificar o motor.

Estes danos não são cobertos pela garantia.

*6 : Este intervalo depende da qualidade do combustível.

Apenas é aplicável quando se utiliza um combustível certificado, <"EN590 ou equivalente">. Se as especificações do combustível diesel não satisfazem a norma europeia EN590, faça uma substituição mais frequente. Se se verificarem questões importantes de segurança, tais como problemas na alimentação de combustível, perda de potência, dificuldade no arranque, etc, substituir o filtro de combustível imediatamente mesmo fora do calendário de manutenção e recomendamos consultar um concessionário Kia.

*7 : O filtro de combustível é livre de manutenção, mas recomenda-se que seja inspeccionado periodicamente, visto que o calendário de manutenção depende da qualidade do combustível. Se se verificarem questões importantes de segurança, tais como problemas na alimentação de combustível, perda de potência, dificuldade no arranque, etc, substituir o filtro de combustível imediatamente mesmo fora do calendário de manutenção e recomendamos consultar um concessionário Kia.

*8 : O fluido da caixa de velocidades manual e da transmissão de dupla embraiagem deve ser mudado sempre que a caixa de velocidades ficar submersa.

*9 : Inspeccionar e se necessário corrigir ou substituir.

Inspeccione o esticador da correia de transmissão, o carreto falso e a polia do alternador. Repare ou substitua se necessário.

*10 : Quando adicionar o líquido de refrigeração no seu veículo, utilize apenas água desionizada ou uma água macia e nunca misture uma água dura no líquido de refrigeração de origem, colocado na fábrica. Uma mistura de líquido de refrigeração inadequada pode resultar em graves anomalias ou danos no motor.

*11 : Inspeccionar em busca de excesso de ruído das válvulas e/ou vibração do motor e afinar se necessário. Recomendamos que o sistema seja verificado num concessionário autorizado Kia.

*12 : Caso a gasolina de boa qualidade, que respeite as Normas Europeias de Combustíveis (EN228) ou equivalentes, incluindo aditivos de combustível, não esteja disponível, recomenda-se uma embalagem de aditivo. Os aditivos estão disponíveis no seu concessionário Kia, bem como as respetivas instruções de utilização. Não misture com outros aditivos.

CALENDÁRIO DE MANUTENÇÃO NORMAL

CALENDÁRIO DE MANUTENÇÃO NORMAL

CALENDÁRIO DE MANUTENÇÃO NORMAL

CALENDÁRIO DE MANUTENÇÃO NORMAL

MANUTENÇÃO SOB CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO ADVERSAS

Nos automóveis maioritariamente utilizados sob condições de condução adversas, é necessário assistir e manter com mais frequência os itens seguintes. Para saber os intervalos de manutenção adequados, consulte a tabela abaixo.

R : Substituir I : Inspeccionar e se necessário, afinar, corrigir, limpar ou substituir

MANUTENÇÃO SOB CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO ADVERSAS

*1 : Se o óleo recomendado não estiver disponível, substitua o filtro e o óleo do motor a cada 7.500 km ou de 6 em 6 meses no motor MPI e a cada 5.000 km ou de 6 em 6 meses no motor GDI.

*2 : Se o óleo recomendado não estiver disponível, substitua o óleo do motor e o filtro do óleo de 10.000 km ou 6 meses.

MANUTENÇÃO SOB CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO ADVERSAS

CONDIÇÕES DE CONDUÇÃO ADVERSAS

A : Condução repetida em curtas distâncias

B : Funcionamento prolongado do motor ao ralenti

C : Condução em pisos irregulares, com poeira, com lama, terra batida, com gravilha ou com sal

D : Condução em zonas com sal ou outros materiais corrosivos ou com o clima bastante frio

E : Condução em zonas arenosas

F : Mais de 50% da condução em tráfego urbano congestionado e sob tempo quente com temperaturas acima dos 32C (90F)

G : Condução em zonas montanhosas

H : Rebocar um atrelado ou utilizar uma caixa de carga no porta-bagagem do tejadilho

I : Condução como carro de patrulha, táxi, veículo comercial ou veículo de reboque

J : Conduzir com o tempo muito frio

K : Condução a mais de 170 km/h

L : Condução frequente com situações de pára-arranca

Veja também:

Hyundai Ioniq Electric. Guia ECO
O guia ECO indica o nível de consumo de energia do veículo e o estado de carga/descarga dos travões regenerativos. POTÊNCIA: Indica o nível de consumo de energia do veículo nas subida ...

Skoda Octavia. Arrancar e conduzir
Arrancar e parar temporariamente Acione o pedal do travão e mantenha-o carregado a fundo. Ligar o motor. Premir a tecla de bloqueio e colocar a alavanca seletora na posiçã ...

Modelos