MANUAIS DO PROPRIETARIO

KIA Cee'd: Controlo electrónico de estabilidade (ESC) - Sistema de travagem - Conduzir o veículo - KIA Cee'd - Manual de InstrucoesKIA Cee'd: Controlo electrónico de estabilidade (ESC)

KIA Cee'd / KIA Cee'd - Manual de Instrucoes / Conduzir o veículo / Sistema de travagem / Controlo electrónico de estabilidade (ESC)

Controlo electrónico de estabilidade (ESC)

O sistema de controlo de estabilidade electrónico (ESC) foi concebido para estabilizar o veículo durante as manobras em curva. O sistema ESC controla para onde comanda a direcção e a trajectória realmente assumida pelo veículo. O sistema ESC aplica individualmente os travões das rodas e actua sobre o sistema de gestão do motor para estabilizar o veículo.

AVISO

Nunca conduza com excesso de velocidade para as condições da estrada ou ao fazer as curvas.

Controlo de estabilidade electrónico (ESC) não previne acidentes. O excesso de velocidade em viragens, as manobras bruscas e a hidroplanagem em pisos molhados podem resultar em acidentes graves. Só um condutor seguro e atento pode prevenir acidentes, evitando manobras que façam o veículo perder tracção.

Mesmo com o sistema ESC instalado, tome as precauções habituais ao conduzir, entre as quais conduzir a uma velocidade segura para as condições da estrada.

O sistema do controlo de estabilidade electrónico (ESC) é electrónico e concebido para auxiliar o condutor a controlar o veículo quando sujeito a condições adversas. Factores como a velocidade, as condições da estrada e o comando da direcção pelo condutor podem afectar a eficácia de prevenção de perdas de controlo do sistema ESC.

Continua a ser responsabilidade do condutor conduzir e efectuar viragens a velocidades razoáveis e garantir uma margem de segurança suficiente.

Se aplicar os travões em condições susceptíveis de bloquear as rodas, poderá ouvir um "tiquetique" nos travões ou sentir uma sensação correspondente no pedal dos travões. Esta situação é normal e significa que tem o sistema ESC activo.

NOTA

Poderá ouvir um clique no compartimento do motor quando o veículo começar a andar após a ligação do motor. Esta condições são normais e indicam que o sistema de controlo de estabilidade electrónico (ESC) funciona de modo adequado.

Funcionamento do sistema ESC

Activação do sistema ESC

Sistema ESC activado

Se o sistema ESC estiver activado, o indicador luminoso respectivo começa a piscar.

Desactivação do sistema ESC

Desactivação do sistema ESC

Este automóvel tem dois estados ESC OFF.

Se o motor parar, com o sistema ESC desligado, o sistema permanece desligado.

Depois de voltar a ligar o motor, o sistema ESC liga-se de novo automaticamente.

ESC off estado 1

ESC off estado 1

Para cancelar o funcionamento do sistema ESC, carregue brevemente no botão ESC OFF (a luz indicadora ESC OFF acende-se).

Neste estado, a função de controlo do motor não se aplica. Ou seja, a função de controlo da tração não está operacional. Só está ativa a função de controlo dos travões.

ESC off estado 2

ESC off estado 2

Para cancelar o funcionamento do sistema ESC, carregue no botão ESC OFF durante mais de 3 segundos. A luz indicadora ESC OFF acende-se e ouvese um sinal sonoro. Neste estado, a função de controlo do motor e a função de controlo dos travões não estão ativas.

Ou seja, o controlo de estabilidade do veículo cessa de funcionar.

Indicador luminoso

Indicador luminoso

Se o interruptor da ignição for colocado na posição ON, o indicador luminoso acende-se e apaga-se se o sistema ESC estiver a funcionar normalmente.

O indicador luminoso ESC pisca se o sistema ESC estiver activado ou não funcionar depois der activado.

O indicador luminoso ESC OFF acendese se o sistema ESC for desactivado com o botão.

CUIDADO

Conduzir com pneus ou rodas de tamanhos diferentes pode provocar uma avaria no sistema ESC.

Quando substituir os pneus, certifique-se de que têm o mesmo tamanho dos pneus de origem.

AVISO

O sistema de estabilidade electrónico apenas auxilia na condução; deve fazer uma condução segura através de precauções como abrandar nas curvas, em pisos com neve ou com gelo. Conduza devagar e não tente acelerar se o indicador luminoso ESC estiver a piscar ou o piso da estrada for escorregadio.

Desactivação do sistema ESC

Durante a condução

AVISO

Nunca carregue no botão ESC OFF com o sistema ESC a actuar (o indicador luminoso ESC pisca).

Se desactivar o sistema ESC com ele a actuar, pode perder o controlo do veículo.

NOTA

Veja também:

Mazda 3. Sugestões Sobre o Reboque de Atrelados
Antes de conduzir Verifique se o seu Mazda mantém um comportamento relativamente normal ao rebocar um atrelado carregado ou vazio. Não conduza se o veículo apresentar uma ...

KIA Cee'd. Modo de ecrã básico
(1) Modo ecrã Indica o modo atualmente selecionado (2) Frequência Indica a frequência atualmente selecionada (3) Memorização (Preset) Indica o número ...

Modelos