MANUAIS DO PROPRIETARIO

KIA Cee'd: Funcionamento da caixa de velocidades automática - Caixa de velocidades automática - Conduzir o veículo - KIA Cee'd - Manual de InstrucoesKIA Cee'd: Funcionamento da caixa de velocidades automática

KIA Cee'd / KIA Cee'd - Manual de Instrucoes / Conduzir o veículo / Caixa de velocidades automática / Funcionamento da caixa de velocidades automática

Funcionamento da caixa de velocidades automática

A caixa de velocidades automática altamente eficiente tem 6 velocidades para a frente e uma marcha atrás. Cada uma das velocidades é seleccionada automaticamente, em função da posição da alavanca da caixa.

NOTA

Se a bateria tiver sido desligada, as primeiras mudanças de um veículo novo poderão ser algo bruscas. Esta situação é normal. A sequência das mudanças será ajustada após alguns ciclos de mudanças de velocidade comandados pelo TCM (Módulo de Controlo da Caixa de Velocidades) ou o PCM (Módulo de Controlo do Trem de Transmissão).

Para obter um funcionamento sem percalços da caixa, carregue no pedal dos travões quando passar da posição N (Ponto-morto) para uma velocidade de progressão ou a marcha-atrás.

AVISO - Caixa de velocidades automática

CUIDADO

Posições da caixa de velocidades

Os indicadores luminosos do combinado de instrumentos mostram a posição da alavanca das mudanças com o interruptor da ignição na posição 'ON'.

P (Estacionamento)

Antes de colocar a caixa na posição P (Estacionamento), pare totalmente o veículo. Esta posição bloqueia a caixa de velocidades e impede o rolamento das rodas dianteiras.

AVISO

CUIDADO

Se passar para a posição P (Estacionamento) com o veículo em andamento, pode danificar a caixa de velocidades.

R (Marcha-atrás)

Utilize esta posição para andar com o veículo para trás.

CUIDADO

Pare sempre totalmente o veículo antes de passar para ou sair da posição "R" (Marcha-atrás). Se passar para a posição "R" com o veículo em andamento, pode danificar a caixa de velocidades, excepto no caso descrito em "Baloiçar o veículo", neste capítulo.

N (Ponto-morto)

Esta posição não bloqueia as rodas e a caixa de velocidades. Se o travão de estacionamento ou os travões não forem aplicados, o veículo rola livremente, mesmo num local ligeiramente inclinado.

AVISO

Não conduza com a alavanca de velocidades engrenada na posição de ponto morto N (Ponto-morto).

O travão não funcionará e pode verificar-se um acidente.

D (Condução)

Esta é a posição de condução em progressão normal. A caixa efectua passagens automáticas ao longo de uma sequência de 6 velocidades, maximizando a economia de combustível e a força motriz.

Para potência extra ao ultrapassar outro veículo ou em subidas acentuadas, afrouxe completamente o acelerador (mais de 80%) até o mecanismo de redução de velocidade começar a trabalhar com um barulho de clique, altura em que a caixa de velocidades irá automaticamente reduzir para a velocidade abaixo.

NOTA

Modo desportivo

Modo desportivo

Selecione o modo esportivo deslocando a alavanca seletora da posição "D" para o modo manual, estando o veículo estacionado ou em movimento. Para retornar para a operação "D", retorne a alavanca seletora para o modo principal.

No modo desportivo mover a alavanca de velocidades para a frente e para trás permite engrenar as velocidades de forma rápida. Ao contrário de uma caixa de velocidades manual, o modo Sport permite realizar passagens de caixa enquanto se carrega no acelerador.

Subir (+): Para passar para a próxima marcha, empurre a alavanca seletora para frente uma vez.

Baixo (-): Para reduzir uma marcha, puxe a alavanca seletora para trás uma vez.

NOTA

Alavanca-patilha (se instalado)

Alavanca-patilha (se instalado)

A alavanca-patilha fica disponível quando a alavanca de velocidades está na posição D ou no modo desportivo (sport).

Com o seletor das mudanças na posição D

A patilha das mudanças funciona quando a velocidade do veículo é superior a 10 km/h.

Puxe a patilha [+] ou [-] uma vez para selecionar a mudança acima ou abaixo e o sistema passa do modo automático para o modo manual.

Quando a velocidade do veículo é inferior a 10 km/h, se carregar no pedal do acelerador durante mais de 5 segundos ou se deslocar o seletor das mudanças da posição D (Condução) para o modo Sport e depois para a posição D (Condução) outra vez, o sistema passa do modo manual para o modo automático.

Quando a alavanca de velocidades está posicionada em modo sport (desportivo)

Pressione a alavanca-patilha [+] ou [-] uma vez para engrenar uma velocidade acima ou abaixo.

NOTA

Não consegue engrenar a velocidade se pressionar a alavanca-patilha [+] ou [-] ao mesmo tempo.

Sistema de travamento da alavanca de mudança de marchas (se instalado)

Para sua segurança, a transmissão automática possui um sistema de travamento da alavanca de mudança de marchas, que impede a mudança da posição "P" (Estacionamento) ou da posição "N" (Ponto-morto) para a posição "R" (Marcha-atrás), a menos que o pedal do freio seja pressionado.

Para mudar a transmissão da posição "P" (Estacionamento) ou da posição "N" (Ponto-morto) para a posição "R" (Marcha-atrás): 1. Pressione o pedal do freio e mantenha-o pressionado.

2. Dê partida no motor ou gire o interruptor de ignição para a posição "ON" (LIGADO).

3. Mova a alavanca de mudança de marchas.

Caso o pedal do freio seja pressionado e liberado repetidamente com a alavanca de mudanças na posição "P" (Estacionamento), um ruído de trepidação será ouvido próximo da alavanca de mudanças. Essa é uma condição normal.

AVISO

Pressione totalmente o pedal do freio antes e durante a mudança da posição "P" (Estacionamento) para outra posição, a fim de evitar que o veículo se movimente inadvertidamente, o que pode causar ferimentos em pessoas dentro ou ao redor do veículo.

Anular o bloqueio das mudanças

Anular o bloqueio das mudanças

Se não for possível passar a alavanca da caixa da posição P (Estacionamento) ou N (Ponto-morto) para a posição R (Marcha-atrás) carregando no pedal dos travões, continue a carregar no pedal e faça o seguinte: 1. Pressione o botão de desactivação do bloqueio de mudanças.

2. Desloque a alavanca da caixa.

3. Recomendamos que o sistema seja inspeccionado num concessionário autorizado Kia.

Sistema de interbloqueio da chave da ignição (se instalado)

A chave da ignição só pode ser removida com a alavanca da caixa de velocidades na posição P (Estacionamento).

Veja também:

Chevrolet Cruze. Ferramentas do veículo
Ferramentas Veículos com kit de reparação de pneus As ferramentas e kit de reparação de pneus encontram-se num compartimento de arrumação sob o ...

Mazda 3. Ajuda Inteligente à Travagem em Cidade [Marcha-Atrás] (SCBS R)
A Ajuda Inteligente à Travagem em Cidade [Marcha-Atrás] (SCBS R) é um sistema que foi concebido para reduzir os danos na eventualidade de uma colisão, através do ...

Modelos