MANUAIS DO PROPRIETARIO

KIA Cee'd: Funcionamento da transmissão de dupla embraiagem - Transmissão de dupla embraiagem (DCT) - Conduzir o veículo - KIA Cee'd - Manual de InstrucoesKIA Cee'd: Funcionamento da transmissão de dupla embraiagem

Funcionamento da transmissão de dupla embraiagem

A transmissão de dupla embraiagem tem 7 (ou 6) mudanças para a frente e uma marcha atrás.

As velocidades individuais são selecionadas automaticamente na posição D (Condução).

AVISO

Para reduzir o risco de ferimentos graves ou de morte:

A transmissão de dupla embraiagem proporciona a sensação de conduzir um veículo com transmissão manual, mas com a facilidade de uma transmissão completamente automática.

Ao contrário duma caixa de velocidades automática tradicional, as mudanças de caixa podem ser sentidas (e ou audíveis) no DCT.

A transmissão de dupla embraiagem através de embraiagem dupla adopta embraiagem dupla a seco que é diferente do conversor de binário da transmissão automática e apresenta melhor desempenho durante a aceleração. No entanto, o arranque inicial pode ser um pouco mais lento que com a caixa automática.

O binário de transferência duma embraiagem do tipo seco e também a sensação de condução directa pode ser sentida de maneira diferente duma caixa velocidades de transmissão automática com conversor de binário.

Esta diferença é mais notória ao arrancar, depois de ter imobilizado o veículo ou a baixa velocidade.

Quando acelerado de forma rápida e a fundo a baixa velocidade, o motor pode atingir rotações elevadas dependendo das condições de condução do veículo.

Para arrancar suavemente em subida, pressione o acelerador de modo apropriado às condições do terreno.

Se libertar o pedal do acelerador a baixa velocidade, poderá sentir forte travagem do motor muito semelhante à caixa de velocidades manual.

Ao descer uma colina, pode usar o modo Sport e premir as patilhas seletoras para reduzir para a mudança inferior e controlar a velocidade sem usar o pedal do travão excessivamente.

Quando ligar e desligar a ignição, poderá ouvir vários clics do ligar e desligar da transmissão solenoide a fazer autoverificação. É um som normal da transmissão de dupla embraiagem.

CUIDADO

A luz indicadora no combinado de instrumentos assinala a posição do seletor das mudanças quando o interruptor da ignição está na posição ON.

P (Estacionamento)

Antes de colocar a caixa na posição P (Estacionamento), pare totalmente o veículo.

Para sair da posição P (Estacionamento), carregue firmemente no pedal do travão e certifique-se de que mantém o pé afastado do pedal do acelerador.

O seletor das mudanças deve estar na posição P (Estacionamento) antes de desligar o motor.

AVISO

R (Marcha-atrás)

Utilize esta posição para andar com o veículo para trás.

CUIDADO

Imobilize sempre o veículo completamente antes de engrenar ou desengrenar a marcha atrás (R); se o fizer com o veículo em andamento poderá danificar a transmissão.

N (Ponto-morto)

A transmissão não atua sobre as rodas.

Selecione a posição N (Ponto-morto) se precisar de voltar a ligar o motor depois deste ter ido abaixo, ou se for necessário parar com o motor ligado. Selecione a posição P (Estacionamento) se precisar de sair do veículo por alguma razão.

Carregue sempre no pedal do travão quando passar da posição N (Pontomorto) para outra mudança.

D (Condução)

Esta é a posição normal de condução. A transmissão executa automaticamente as passagens de caixa, ao longo de uma sequência de 7 (ou 6) mudanças de velocidade, de forma a proporcionar o máximo de potência e o mínimo de consumo.

Para aumentar a potência ao ultrapassar outro veículo ou ao subir uma colina, carregue mais no pedal do acelerador até sentir a transmissão reduzir para uma mudança inferior.

Modo desportivo

Modo desportivo

Selecione o modo esportivo deslocando a alavanca seletora da posição "D" para o modo manual, estando o veículo estacionado ou em movimento. Para retornar para a operação "D", retorne a alavanca seletora para o modo principal.

No modo Sport, se deslocar o seletor para trás e para a frente, pode selecionar a mudança pretendida de acordo com as condições atuais de condução.

Subir (+): Para passar para a próxima marcha, empurre a alavanca seletora para frente uma vez.

Baixo (-): Para reduzir uma marcha, puxe a alavanca seletora para trás uma vez.

NOTA

Alavanca-patilha (se instalado)

Alavanca-patilha (se instalado)

A alavanca-patilha fica disponível quando a alavanca de velocidades está na posição D ou no modo desportivo (sport).

Com o seletor das mudanças na posição D

A patilha das mudanças funciona quando a velocidade do veículo é superior a 10 km/h.

Puxe a patilha [+] ou [-] uma vez para selecionar a mudança acima ou abaixo e o sistema passa do modo automático para o modo manual.

Quando a velocidade do veículo é inferior a 10 km/h, se carregar no pedal do acelerador durante mais de 5 segundos ou se deslocar o seletor das mudanças da posição D (Condução) para o modo Sport e depois para a posição D (Condução) outra vez, o sistema passa do modo manual para o modo automático.

Quando a alavanca de velocidades está posicionada em modo sport (desportivo)

Pressione a alavanca-patilha [+] ou [-] uma vez para engrenar uma velocidade acima ou abaixo.

NOTA

Não consegue engrenar a velocidade se pressionar a alavanca-patilha [+] ou [-] ao mesmo tempo.

Sistema de travamento da alavanca de mudança de marchas (se instalado)

Para sua segurança, a transmissão automática possui um sistema de travamento da alavanca de mudança de marchas, que impede a mudança da posição "P" (Estacionamento) ou da posição "N" (Ponto-morto) para a posição "R" (Marcha-atrás), a menos que o pedal do freio seja pressionado.

Para mudar a transmissão da posição "P" (Estacionamento) ou da posição "N" (Ponto-morto) para a posição "R" (Marcha-atrás): 1. Pressione o pedal do freio e mantenha-o pressionado.

2. Dê partida no motor ou gire o interruptor de ignição para a posição "ON" (LIGADO).

3. Mova a alavanca de mudança de marchas.

Caso o pedal do freio seja pressionado e liberado repetidamente com a alavanca de mudanças na posição "P" (Estacionamento), um ruído de trepidação será ouvido próximo da alavanca de mudanças. Essa é uma condição normal.

AVISO

Pressione totalmente o pedal do freio antes e durante a mudança da posição "P" (Estacionamento) para outra posição, a fim de evitar que o veículo se movimente inadvertidamente, o que pode causar ferimentos em pessoas dentro ou ao redor do veículo.

Anular o bloqueio das mudanças

Anular o bloqueio das mudanças

Se não for possível passar a alavanca da caixa da posição P (Estacionamento) ou N (Ponto-morto) para a posição R (Marcha-atrás) carregando no pedal dos travões, continue a carregar no pedal e faça o seguinte: 1. Pressione o botão de desactivação do bloqueio de mudanças.

2. Desloque a alavanca da caixa.

3. Recomendamos que o sistema seja inspeccionado num concessionário autorizado Kia.

Sistema de interbloqueio da chave da ignição (se instalado)

A chave da ignição só pode ser removida com a alavanca da caixa de velocidades na posição P (Estacionamento).

Veja também:

Mazda 3. Travões
Este veículo possui travões assistidos que se ajustam automaticamente durante a utilização normal. Caso essa assistência falhe, poderá continuar a travar ...

Skoda Octavia. Ajustes de som
Premir a tecla ou e tocar depois na superfície de contacto Imagens. Volume - regulação do volume de som Volume máximo de ligação - Definir o volume ...

Modelos