MANUAIS DO PROPRIETARIO

KIA Cee'd: Luzes indicadoras e avisadoras - Combinado de instrumentos (Super-visão) - Sistemas e equipamentos do veículo - KIA Cee'd - Manual de InstrucoesKIA Cee'd: Luzes indicadoras e avisadoras

Verifique o funcionamento das luzes de aviso ligando a ignição (interruptor na posição "ON") (não ligue o motor). Se houver alguma luz que não funcione, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado Kia.

Depois de ligar o motor, certifique-se de que as luzes de aviso estão todas apagadas. Se houver alguma ainda acesa, indica uma situação que requer atenção.

Nas páginas que se seguem são fornecidas informações sobre as seguintes luzes indicadoras e de aviso:

Indicador ECO activo (se instalado)

Quando o ECO activo está em funcionamento, o indicador ECO fica iluminado de verde. Para obter mais informações detalhadas, consultar "ECO activo" no capítulo 5.

Luz avisadora e sinal acústico do cinto de segurança

Para alertar o condutor, a luz de aviso do cinto de segurança pisca ou acende-se durante cerca de 6 segundos sempre que ligar a ignição.

Para saber mais pormenores, consulte "cinto de segurança" no capítulo 3.

Luz de aviso dos airbags

Esta luz de aviso acende-se cerca de 6 segundos com a ligação da ignição (interruptor na posição "ON").

Esta luz também se acende se o sistema SRS não estiver a funcionar correctamente.

Se a luz avisadora do airbag SRS não funcionar, ou se permanecer continuamente acesa depois de 6 segundos de ter sido ligada quando tem a ignição na posição ON ou quando põe o motor a trabalhar, ou quando acende durante o andamento do veículo, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado Kia. .

Indicador do sistema imobilizador

Sem sistema Smart Key

Esta luz acende-se se a chave do sistema imobilizador for introduzida e colocada na posição "ON" para ligar o motor.

Pode então ligar o motor. A luz apaga-se depois da ligação do motor.

Se o indicador piscar quando a ignição está na posição ON antes de pôr o motor a trabalhar, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado Kia.

Com sistema Smart Key

Se ocorrer alguma das seguintes situações num veículo equipado com sistema Smart Key, a luz indicadora do imobilizador acende-se, pisca ou apagase.

Luz avisadora de abertura da porta da mala

Esta luz avisadora ilumina-se quando a porta da mala não está devidamente fechada.

Aviso de nível de combustível em baixo

Esta luz de aviso indica que o depósito de combustível está quase vazio. Se ela se acender, reabasteça logo que possível. Conduzir com a luz de aviso do nível de combustível acesa ou com o nível de combustível abaixo de "O/E" pode causar problemas de combustão no motor e danificar o conversor catalítico (se instalado).

Luz indicadora do sistema eléctrico da direcção assistida (EPS) (se instalado)

Este indicador luminoso acende-se ao rodar a chave da ignição para a posição "ON" e apaga-se em cerca de 3 segundos se não houver nenhum problema no sistema EPS.

Esta luz também se acende quando ocorre um problema como o EPS. Se acender durante a condução, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado Kia.

Indicadores luminosos de mudança de direcção

As setas verdes piscantes do painel de instrumentos mostram a direcção indicada pelos sinais de mudança de direcção. Se a seta se acender mas não piscar, piscar mais rapidamente do que o normal ou não piscar de todo, isso significa que há uma avaria no sistema dos indicadores. Contacte o seu Reparador Autorizado Kia para saber da necessidade de reparar o sistema.

Luz no indicador

A luz do indicador acende quando a luz traseira ou os faróis estão ligadas (ON).

Indicador luminoso das luzes de cruzamento (se instalado)

Este indicador luminoso acende-se com o acendimento dos faróis.

Indicador das luzes de estrada

Este indicador acende-se com os faróis acesos na posição das luzes de estrada (máximos) ou se puxar a vareta das luzes de estrada para fazer sinal de cedência de passagem.

Luz indicadora de avaria AFLS (sistema adaptativo das luzes dianteiras) (se instalado)

Se a luz indicadora de avaria AFLS se acender, isso significa que o sistema AFLS não está a funcionar correctamente.

Conduza até um local seguro e volte a ligar o motor. Se o indicador permanecer continuamente ligado, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado Kia.

Indicador luminoso das luzes de nevoeiro dianteiras (se instalado)

Esta luz acende-se com o acendimento das luzes de nevoeiro dianteiras.

Indicador luminoso das luzes de nevoeiro traseiras (se instalado)

Esta luz acende-se com o acendimento das luzes de nevoeiro traseiras.

Aviso do travão de estacionamento e óleo dos travões

Aviso do travão de estacionamento

Esta luz acende-se com o travão de estacionamento engatado e o interruptor de ignição na posição START ou ON. A luz de aviso deverá apagar-se com o desengate do travão de estacionamento com o motor a trabalhar.

Aviso de nível baixo do óleo dos travões

Se a luz de aviso se mantiver acesa, poderá indicar que o nível do óleo dos travões existente no depósito está baixo.

Nesse caso: 1. Conduza com cuidado até encontrar um local seguro e pare o veículo.

2. Com o motor desligado, verifique imediatamente o nível do óleo dos travões e deite o óleo necessário.

Depois, inspeccione os componentes dos travões para ver se detecta fugas de óleo.

3. Se encontrar fugas de óleo, a luz de aviso continuar acesa ou os travões não actuarem correctamente, não conduza o veículo. Recomendamos contactar um concessionário autorizado Kia.

O seu veículo está equipado com dois sistemas de travagem diagonais. Isto significa que se um dos sistemas falhar, continua a haver travões em duas rodas.

Se estiver a funcionar apenas um dos sistemas de travagem, o curso e a pressão exercida sobre o pedal dos travões terão de ser maiores. De igual modo, a distância de paragem do veículo será mais prolongada. Se os travões falharem durante a condução, efectue uma redução de caixa para travar com o motor e pare o veículo logo que possível e em segurança.

Para verificar o funcionamento da lâmpada, verifique se a luz de aviso do travão de estacionamento & óleo dos travões se acende com a ignição ligada (interruptor na posição "ON").

AVISO

É perigoso conduzir o veículo com uma luz de aviso acesa. Se a luz de aviso do travão se mantiver ligada, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado Kia.

Luz indicadora de avaria travão elétrico de estacionamento (EPB) (se instalado)

A luz indicadora EPB acende-se quando se liga o interruptor da ignição, mas deve apagar-se passados aproximadamente 3 segundos. Se a luz não funcionar ou se mantiver continuamente ligada, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado Kia.

Além disso, a luz indicadora de avaria EPB pode acender-se quando a luz indicadora ESC se acende para indicar que o sistema ESC não está funcionar correctamente, mas se isto acontecer, não significa que o sistema EPB esteja avariado.

Para mais informações, consulte o parágrafo "EPB" na secção 5.

Luz de aviso do sistema antibloqueio das rodas nas travagens (ABS)

Esta luz acende-se com o interruptor da ignição na posição "ON" e apaga-se após cerca de 3 segundos se o sistema estiver a funcionar normalmente.

Se a luz de aviso do sistema ABS permanecer acesa, se acender durante a condução ou não se acender com a ligação da ignição (interruptor na posição "ON"), poderá haver um problema no ABS.

Se acontecer, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado Kia. O sistema de travagem normal continuará operacional, mas sem a assistência do sistema ABS.

Luz de aviso do sistema de distribuição electrónica da força de travagem (EBD)

Se durante a condução se acenderem duas luzes avisadoras ao mesmo tempo, isso significa que os sistemas ABS e EBD do seu carro podem apresentar alguma avaria.

Neste caso, o sistema ABS e o sistema de travagem normal poderão não actuar devidamente. Recomendamos que o sistema seja verificado num concessionário autorizado Kia.

NOTA

Se a luz de aviso do sistema ABS ou do EBD se acender e permanecer acesa, o velocímetro ou totalizador geral/parcial do conta-quilómetros poderá não funcionar. De igual modo, a luz de aviso do sistema EPS pode acender-se e o esforço da direcção pode aumentar ou diminuir. Neste caso, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado Kia.

AVISO

Se as luzes de aviso dos sistemas ABS e de travagem se acenderem e continuarem acesas, o sistema de travagem do veículo não actuará devidamente, pelo que poderá experimentar uma situação imprevista e perigosa numa travagem brusca. Neste caso, evite conduzir a alta velocidade e travar bruscamente, exceto em situações de emergência.

Recomendamos que o sistema seja verificado num concessionário autorizado Kia.

Indicador do controlo de estabilidade eletrónico (ESC) (se instalado)

O indicador do ESC acende-se com a ligação da ignição, mas deverá apagarse cerca de 3 segundos depois. Se o indicador do ESC se acender, este sistema monitoriza as condições de condução e, caso estas sejam normais, a luz apaga-se. Se ESC detectar uma situação de piso escorregado ou pouca tracção, este sistema actua e o respectivo indicador pisca para sinalizar a sua actuação.

No entanto, se o sistema ESC tiver uma avaria, o indicador acende-se e permanece aceso. Recomendamos que o sistema seja verificado num concessionário autorizado Kia.

Indicador de desactivação "ESC OFF" (se instalado)

O indicador de desactivação ESC OFF acende-se com a ligação da ignição, mas deverá apagar-se cerca de 3 segundos depois. Para passar para o modo de desactivação, carregue no botão ESC OFF. O indicador luminoso ESC OFF acende-se indicando a desactivação do sistema ESC. Se este indicador permanecer aceso sem o modo 'ESC OFF' estar seleccionado, o sistema ESC poderá ter uma avaria.

Luz indicadora auto stop (paragem/arranque automático) (se instalado)

Este indicador acende-se quando o motor entra no modo de paragem ao ralenti do sistema ISG (Idle Stop and Go).

Quando ocorre um arranque automático, a luz indicadora auto stop (paragem/ arranque automático) do painel de instrumentos pisca durante 5 segundos.

Para mais informações, consulte o parágrafo (Sistema de ralenti Stop and Go) na secção 5.

Nos veículos equipados com combinado de instrumentos do tipo B, a luz indicadora acende-se no ecrã LCD.

NOTA

Quando o motor se liga automaticamente por acção do sistema ISG, algumas luzes de aviso (ABS, ESC, ESC OFF, EPS ou travão de estacionamento) podem acender-se durante segundos.

Isto acontece devido à baixa tensão da bateria. Não significa que há uma avaria no sistema.

Indicador do controlo da velocidade de cruzeiro (se instalado)

Indicador CRUISE

A luz deste indicador acende-se com a activação do sistema de controlo da velocidade de cruzeiro.

A luz indicadora de velocidade de cruzeiro no combinado de instrumentos acende-se quando se carrega no botão ON-OFF   do controlo da velocidade localizado no volante.

A luz indicadora apaga-se quando se pressiona novamente o botão ON-OFF de controlo da velocidade de cruzeiro. Para mais informações sobre a utilização do controlo da velocidade de cruzeiro, consulte "Sistema de controlo da velocidade de cruzeiro", no capítulo 5.

Indicador SET do controlo da velocidade de cruzeiro

O indicador acende-se com o botão do controlo da velocidade de cruzeiro (SETou RES+) na posição ON.

O indicador SET do controlo da velocidade de cruzeiro, situado no combinado de instrumentos, acende-se se carregar no botão do controlo da velocidade de cruzeiro (SET- ou RES+).

A luz indicadora SET da velocidade de cruzeiro não se acende quando se carrega no botão O de cancelamento de controlo da velocidade de cruzeiro ou quando o sistema está desligado.

Aviso do sistema eléctrico

Esta luz de aviso indica uma avaria do gerador ou do sistema eléctrico.

Se ela se acender com o veículo em andamento: 1. Pare assim que puder num local seguro.

2. Com o motor desligado, inspeccione a correia de transmissão do gerador para ver se detecta folgas ou rupturas.

3. Se a correia estiver correctamente afinada, existe um problema algures no sistema eléctrico. Recomendamos que o sistema seja verificado num concessionário autorizado Kia.

Indicador do sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) (se instalado)

Luz avisadora de pressão reduzida dos pneus

A luz avisadora de pressão insuficiente dos pneus acende-se durante 3 segundos quando se roda o interruptor da ignição para a posição ON.

As luzes avisadoras de posição e pressão reduzida dos pneus iluminamse quando um ou mais pneus apresenta um sub-enchimento significativo.

A luz indicadora de avaria TPMS acende-se depois de piscar durante cerca de 1 minuto para indicar que há um problema com o sistema de monitorização da pressão dos pneus.

Se acontecer, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado Kia.

Para mais pormenores, consulte o parágrafo TPMS no capítulo 6.

A luz avisadora da posição do pneu com pressão insuficiente acende-se no ecrã LCD.

AVISO - Paragens seguras

Aviso da pressão do óleo do motor

Esta luz de aviso indica que a pressão do óleo do motor está baixa.

Se a luz de aviso se acender durante a condução: 1. Encoste em segurança à berma da estrada e pare o veículo.

2. Com o motor desligado, verifique o nível do óleo do motor. Se o nível estiver baixo, deite o óleo necessário.

Se a luz avisadora se mantiver ligada depois de ter acrescentado óleo ou se não tem óleo, recomendamos ligar para um concessionário autorizado Kia.

CUIDADO

Se o motor não for imediatamente desligado depois da luz de aviso da pressão do óleo do motor se acender, pode sofrer graves danos.

Se a luz de aviso da pressão do óleo se mantiver acesa com o motor a trabalhar, o motor pode sofrer graves danos. A luz de aviso acende-se sempre que a pressão do óleo for insuficiente. Em condições de funcionamento normais, a luz acende-se com a ligação da ignição e apaga-se com a ligação do motor. Se a luz de aviso se mantiver acesa com o motor a trabalhar, isso é sinal da existência de uma grave avaria.

Se isso acontecer, pare o automóvel logo que possível e em segurança, desligue o motor e verifique o nível do óleo. Se o nível do óleo estiver baixo, deite óleo do motor até atingir o nível correcto e volte a ligar o motor. Se a luz se mantiver acesa com o motor a trabalhar, desligue-o imediatamente.

Em qualquer momento em que a luz do óleo acender com o motor a trabalhar, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado Kia.

Luz de aviso do nível do óleo do motor (se instalado, para versões diesel)

A luz de aviso do nível do óleo do motor acende-se se for necessário verificar o nível do óleo.

Se a luz de aviso se acender, verifique o nível do óleo do motor assim que possível e deite óleo na quantidade necessária.

Deite devagar o óleo recomendado num funil. (Capacidade de reenchimento do óleo: cerca de 0,6 ~ 1,0 l) Utilize apenas o óleo de motor especificado. (Consulte "Lubrificantes e capacidades recomendados" no capítulo 8.) Não deite demasiado óleo. Certifique-se de que o nível do óleo não fica acima da marca 'F' ('Cheio') da vareta.

NOTA

CUIDADO

Se a luz estiver sempre a acender depois de ter sido acrescentado óleo e o veículo ter percorrido 50 a 100 km depois do motor estar quente, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado Kia.

Mesmo que esta luz não se acenda depois da ligação do motor, verifique o nível e deite óleo de motor periodicamente.

Indicador luminoso de avaria (MIL) (luz de verificação do motor)

Este indicador luminoso faz parte do Sistema de Controlo de Emissões que monitoriza os vários componentes deste sistema. Se esta luz se acender durante a condução, indica um possível problema detectado algures no sistema de controlo de emissões.

Esta luz também se acende com a ligação da ignição, apagando-se segundos depois do arranque do motor.

Se acender durante a condução do veículo, ou se não acender quando a ignição está na posição ON, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado Kia.

Geralmente o seu veículo continua operacional, mas recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado Kia.

CUIDADO

Se prolongar a condução com o indicador luminoso de avaria no Sistema de Controlo de Emissões aceso, pode danificar este sistema e com isso afectar a condutibilidade e/ou a economia de combustível do veículo.

CUIDADO - Motor gasolina

Se o indicador luminoso de avaria no Sistema de Controlo de Emissões se acender, pode haver danos no conversor catalítico passíveis de causar uma perda de potência do motor. Recomendamos que o sistema seja inspeccionado num concessionário autorizado Kia.

CUIDADO - Motor diesel (se estiver equipado com filtro DPF)

A luz indicadora de falha de funcionamento pode deixar de piscar se conduzir o seu automóvel a mais de 60 km/h ou numa mudança de velocidades igual ou superior à segunda a 1500 ~ 2500 rpm durante algum tempo (cerca de 25 minutos).

Se a luz do indicador de mau funcionamento continuar a piscar apesar do procedimento efectuado, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado Kia.

Se continuar a conduzir durante muito tempo com a luz indicadora de falha de funcionamento a piscar, o sistema DPF pode ficar danificado e isso irá agravar o consumo de combustível.

CUIDADO - Motor diesel

Se a luz indicadora de avaria do sistema de controlo das emissões começar a piscar, isso significa que ocorreu um erro relacionado com o ajuste da quantidade de injecção, causando perda de potência do motor, ruído de combustão e emissões elevadas. Recomendamos que o sistema seja inspeccionado num concessionário autorizado Kia.

Luz avisadora da temperatura do agente refrigerante do motor (se instalado)

A luz avisadora acende-se se a temperatura do agente refrigerante do motor for superior a 120+-3C (248+-5,4F).

Não continue a conduzir se o motor sobreaquecer. Se o seu veículo sobreaquecer, consulte a secção "Sobreaquecimento" no capítulo 6.

NOTA

Se a luz avisadora de temperatura do agente refrigerante do motor se acender, isso significa que o sobre aquecimento pode danificar o motor.

Indicador de preaquecimento (Motor diesel)

Este indicador luminoso acende-se com a ligação da ignição (interruptor na posição ON). O motor pode-se ligar depois do indicador luminoso de preaquecimento se apagar. O tempo de acendimento do indicador varia com a temperatura da água, a temperatura do ar e a carga da bateria.

NOTA

Se o motor não arrancar nos 10 segundos posteriores à conclusão do preaquecimento, volte a colocar o interruptor da ignição na posição "LOCK/OFF" durante 10 segundos, e depois na posição "ON", para voltar a efectuar o preaquecimento do motor.

CUIDADO

Se a luz do indicador de preaquecimento continuar a acender ou a acender ou apagar depois do motor estar quente ou durante a condução, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado Kia.

Luz de aviso do filtro de combustível (Motor diesel)

Esta luz de aviso acende-se 3 segundos após a ligação da ignição, apagando-se em seguida. Se ela se acender com o motor a trabalhar, indica a existência de água acumulada no filtro de combustível.

Se isso acontecer, retire a água do filtro.

Para obter mais informações, consulte "Filtro de combustível" no capítulo 7.

CUIDADO

Se a luz de aviso do filtro de combustível estiver acesa, a potência do motor (velocidade do veículo e ralenti) poderá diminuir.

Se continuar a conduzir com a luz de aviso acesa, pode danificar os componentes do motor e o sistema de injecção common rail do veículo. Se acontecer, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado Kia.

Veja também:

Skoda Octavia. Substituir a escova do limpa-vidros do vidro traseiro
Fig. 342 Substituir a escova do limpa-vidros do vidro traseiro Retirar a escova Levante o braço do limpa-vidros do vidro na direção da seta 1 Fig. 342. Vire a escova ...

Chevrolet Cruze. Óleo da direcção assistida
Atenção Pequeníssimas quantidades de contaminação podem provocar danos no sistema da direcção e fazer com que não funcione correctamente. N ...

Modelos