MANUAIS DO PROPRIETARIO

KIA Cee'd: Piso com neve ou gelo - Condução no inverno - Conduzir o veículo - KIA Cee'd - Manual de InstrucoesKIA Cee'd: Piso com neve ou gelo

Para conduzir o veículo sobre neve alta, poderá ter de utilizar pneus de neve ou de instalar correntes nos pneus. Se tiver de utilizar pneus de neve, escolha pneus de tamanho e tipo equivalentes aos dos pneus do equipamento de origem. Caso contrário, pode comprometer a segurança e a maneabilidade do seu veículo. Além disso, a condução a alta velocidade, as acelerações rápidas, as travagens bruscas e as viragens acentuadas são práticas potencialmente muito perigosas.

Para desacelerar, trave ao máximo com o motor. As travagens bruscas em estradas com neve ou gelo podem dar origem a derrapagens. Mantenha sempre uma distância de segurança suficiente entre o seu veículo e o que segue à sua frente. Aplique também os travões com cuidado. Convém referir que a instalação de correntes nos pneus permite explorar mais força motriz, mas não impede as derrapagens.

NOTA

As correntes para pneus não são legais em todos os Estados. Informe-se as leis em vigor antes de instalar as correntes.

Pneus de neve

Se colocar pneus de neve no seu veículo, certifique-se de que se trata de pneus radiais com o mesmo tamanho e capacidade de carga dos pneus de origem. Coloque pneus de neve nas quatro rodas para equilibrar a maneabilidade do veículo em quaisquer condições climatéricas. Lembre-se que a tracção permitida pelos pneus de neve em estradas secas poderá não ser tão elevada como a dos pneus do equipamento de origem do veículo.

Conduza com cuidado mesmo que as estradas se apresentem livres de neve e gelo. Para se informar sobre a velocidade máxima recomendada, contacte o concessionário que lhe forneceu os pneus.

AVISO - Tamanho dos pneus de neve

Os pneus de neve devem ser de tamanho e tipo equivalentes aos dos pneus de série do veículo.

Caso contrário, pode comprometer a segurança e a maneabilidade do seu veículo.

Não instale pneus com pernos sem se informar primeiro da existência ou não de regulamentos municipais ou nacionais que restrinjam a sua utilização.

Correntes para pneus

Correntes para pneus

Dada a menor espessura das faixas laterais dos pneus radiais, estes podem danificar-se com a instalação de certos tipos de correntes para a neve. Assim, recomenda-se a utilização de pneus de neve em vez de correntes. Não coloque correntes nos pneus de veículos equipados com rodas de alumínio, pois as correntes podem danificar as rodas.

Se tiver de utilizar correntes, utilize correntes de arame com uma espessura inferior a 15 mm. A colocação de correntes incorrectas pode causar danos no veículo que não serão cobertos pela garantia do fabricante.

Instale as correntes apenas nos pneus dianteiros.

CUIDADO

Instalação das correntes

Para instalar as correntes, siga as instruções do fabricante e coloque-as o mais justo possível aos pneus. Conduza devagar com correntes instaladas. Se ouvir as correntes a tocarem na carroçaria ou no chassis, pare o veículo e aperte-as. Se continuar a ouvir o mesmo ruído, abrande até ele parar.

Assim que entrar em estradas sem neve nem gelo, retire as correntes.

AVISO - Colocação das correntes

Para colocar as correntes, estacione o veículo num local plano e afastado do trânsito.

Acenda as luzes de sinalização de perigo e coloque o triângulo de présinalização de perigo atrás do veículo. Antes de instalar as correntes, coloque sempre a caixa do veículo na posição "P" (Estacionamento), engate o travão de estacionamento e desligue o motor.

AVISO - Correntes para pneus

CUIDADO

Veja também:

Skoda Octavia. Entrada USB
Local de instalação da entrada USB e informações sobre a sua utilização Na entrada USB, uma fonte de áudio pode ser conectada diretamente ou atrav&eac ...

Mazda 3. Arrumação do Pneu Sobressalente e Ferramentas
NOTA O seu veículo poderá ou não estar equipado com um pneu sobresselente, macaco, chave de rodas e saco de ferramentas. Para mais informações, consulte um Repar ...

Modelos