MANUAIS DO PROPRIETARIO

KIA Cee'd: Verificar o nível do líquido de refrigeração - Líquido de refrigeração do motor - Manutenção - KIA Cee'd - Manual de InstrucoesKIA Cee'd: Verificar o nível do líquido de refrigeração

KIA Cee'd / KIA Cee'd - Manual de Instrucoes / Manutenção / Líquido de refrigeração do motor / Verificar o nível do líquido de refrigeração

AVISO

Remover a tampa do radiador

AVISO

O motor eléctrico (ventoinha de refrigeração) é controlado pela temperatura e pressão do fluido refrigerante do motor e pela velocidade do veículo.

Por vezes, começa a trabalhar mesmo com o motor do carro parado. Tenha sempre o máximo cuidado quando efectuar algum trabalho junto das pás da ventoinha para evitar ferimentos. À medida que a temperatura do fluido refrigerante do motor vai diminuindo, o motor eléctrico desliga-se automaticamente. É uma situação normal.

Se o seu veículo estiver equipado com GDI, o motor eléctrico (ventoinha de refrigeração) pode funcionar até o cabo negativo da bateria ser desligado.

Verificar o nível do líquido de refrigeração

Verificar o nível do líquido de refrigeração

Inspeccione o estado e as ligações de todos os tubos do sistema de refrigeração e do aquecedor. Substitua os tubos inchados ou deteriorados.

O nível do líquido de refrigeração deve situar-se entre as marcas "F(MAX)" e "L(MIN)" do lado do depósito do líquido de refrigeração com o motor arrefecido.

Se o nível do fluido de refrigeração for reduzido, acrescente água destilada (desionizada) ou água macia para garantir a protecção contra o congelamento e a corrosão. Deite até o nível chegar à marca "F(MAX)", mas não encha demasiado. Se houver necessidade de abastecimento frequente de liquido de refrigeração, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado Kia.

Líquido de refrigeração do motor recomendado

Para saber a percentagem da mistura, consulte a tabela seguinte.

Líquido de refrigeração do motor recomendado

AVISO

Tampa do radiador

Não remova a tampa do radiador com o motor e o radiador quentes.

Podem sair deles líquido de refrigeração e vapor escaldantes sob pressão, causando-lhe lesões graves.

Veja também:

Chevrolet Cruze. Protecção anti-roubo
Aviso Não utilizar o sistema se estiverem pessoas no veículo! Não é possível destrancar as portas a partir do interior. O sistema tranca todas as portas. As po ...

Skoda Octavia. Explicações
Termos usados "Oficina especializada" - Oficina, que realiza trabalhos de serviços especializados para os veículos da marca ŠKODA. Uma oficina especializada pode tanto ser um c ...

Modelos