MANUAIS DO PROPRIETARIO

Mazda 3: Agir - Se uma Luz Avisadora acende ou
pisca - Luzes Avisadoras/Indicadoras e
Avisadores Sonoros - Em Caso de Avaria - Mazda 3 - Manual de InstrucoesMazda 3: Agir

Aja de forma apropriada e verifique se a luz avisadora desliga.

Indicador Aviso Medidas a adotar

(Acende) Luz Avisadora do Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus*

Quando luz avisadora liga e é ouvido um sinal sonoro (cerca de 3 segundos), a pressão é demasiado baixa em um ou mais pneus.

AVISO

Se a luz avisadora do sistema de monitorização da pressão dos pneus ligar ou piscar, ou se for ouvido o sinal sonoro, diminua imediatamente a velocidade do veículo e evite manobras e travagens bruscas: Se a luz avisadora do sistema de monitorização da pressão dos pneus ligar ou piscar, ou se o sinal sonoro for ouvido, é perigoso conduzir o veículo a alta velocidade ou efetuar manobras ou travagens bruscas. O comportamento do veículo pode piorar e resultar num acidente.

Para determinar se um pneu está furado ou possui uma pequena fuga, coloque-se numa posição segura onde possa verificar visualmente a condição do pneu, e determinar se possui ar suficiente para prosseguir viagem até à estação de serviço mais próxima e a um reparador qualificado para inspecionar o sistema, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

Não ignore a luz avisadora TPMS: É perigoso ignorar a luz avisadora TPMS, mesmo que conheça o motivo pelo qual a luz está ligada. Resolva o problema o mais cedo possível antes de se tornar numa situação mais grave que possa originar a uma falha do pneu e consequentemente a um grave acidente.

Inspecione os pneus e ajuste para a pressão especificada

NOTA

-Ajuste a pressão dos pneus quando estiverem frios. A pressão dos pneus varia de acordo com a temperatura, portanto deixe o veículo em repouso durante 1 hora ou conduza apenas uma distância igual ou inferior a 1,6 km antes de ajustar a pressão. Quando a pressão é ajustada com os pneus quentes à pressão especificada, a luz avisadora/sinal sonoro do TPMS poderá ligar após o arrefecimento dos pneus devido à consequente diminuição da pressão para um valor inferior à especificação.

Adicionalmente, uma luz avisadora TPMS ligada, resultante da diminuição da pressão dos pneus causada por uma baixa temperatura ambiente, irá permanecer ligada mesmo que a temperatura ambiente aumente.

Neste caso, será necessário ajustar a pressão. Se a luz avisadora TPMS ligar devido a uma diminuição da pressão do pneu, verifique e ajuste a pressão.

-Os pneus podem perder ar naturalmente ao longo do tempo e o TPMS não pode avisar se os pneus estão a perder ar ou se existe algum pneu furado. Contudo, quando encontrar um pneu vazio num conjunto de quatro - significa a existência de um problema; deverá solicitar a ajuda de uma pessoa para conduzir o veículo lentamente para a frente de modo a poder inspecionar a existência de cortes ou alguma peça metálica a furar a banda de rodagem ou a parede lateral do pneu. Coloque algumas gotas de água na haste da válvula para verificar se existe formação de bolhas, significando a existência de avaria na válvula.

As fugas de ar devem ser reparadas de uma forma mais eficiente do que simplesmente adicionar ar ao pneu, pois as fugas de ar são perigosas - consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

Luz Avisadora da Ajuda Inteligente à Travagem/Ajuda Inteligente à Travagem em Cidade (SBS/ SCBS)*

A luz liga se o para-brisas ou o sensor radar estiverem sujos, ou se houver uma avaria no sistema. Verifique a razão pela qual a luz avisadora está ligada no ecrã central.

Se a razão pela qual a luz avisadora está ligada se deve ao para-brisas estar sujo, limpe o para-brisas.

Se a luz avisadora estiver ligada devido a um sensor radar sujo, limpe o emblema dianteiro.

Por qualquer outra razão, solicite a inspeção do seu veículo num reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

Luz Avisadora de Baixo Nível de Combustível

A luz liga quando o combustível existente é cerca de 9,0 L.

NOTA

O tempo da iluminação da luz pode variar porque o combustível no interior do depósito desloca-se conforme as condições de condução e a posição do veículo.

Acrescentar combustível.

Luz Avisadora 120km/h*

A luz avisadora 120 km/h liga quando a velocidade do veículo excede os 120 km/h. Diminua a velocidade do veículo.

Luz Avisadora dos Cintos de Segurança (Banco dianteiro)

Com luz avisadora do banco do passageiro dianteiro

A luz avisadora dos cintos de segurança liga se o banco do condutor ou do passageiro dianteiro estiver ocupado e se o cinto de segurança não estiver colocado com a ignição na posição ON.

Sem luz avisadora do banco do passageiro dianteiro

A luz avisadora dos cintos de segurança liga se o banco do condutor estiver ocupado e se o cinto de segurança não estiver colocado com a ignição na posição ON.

Avisador do cinto de segurança

Se o veículo for conduzido com os cintos de segurança do condutor e do passageiro dianteiro não colocados, a luz avisadora dos cintos de segurança liga e é emitido um sinal de aviso. Se o cinto de segurança do condutor ou do passageiro dianteiro for retirado (apenas quando o banco do passageiro dianteiro está ocupado) e o veículo for conduzido a uma velocidade superior a 20 km/h, a luz avisadora pisca e é emitido um sinal sonoro. Após um curto período de tempo, a luz avisadora para de piscar, mas permanece ligada e o sinal sonoro é desativado. Se um cinto de segurança permanecer não colocado, a luz avisadora pisca e o sinal sonoro será ativado novamente durante um certo período de tempo.

Enquanto um cinto de segurança não for colocado ou não tiver decorrido um certo período de tempo, o sinal sonoro continuará a ser emitido mesmo que o veículo desacelere para uma velocidade inferior a 20 km/h.

NOTA

-Se o cinto de segurança do condutor ou do passageiro dianteiro for retirado após a desativação do sinal sonoro (a luz avisadora permanece ligada) e a velocidade do veículo for superior a 20 km/h, a luz avisadora pisca e o sinal sonoro será novamente ativado.

-A colocação de objetos pesados no banco do passageiro dianteiro poderá acionar a operação da função de aviso do cinto de segurança do passageiro dianteiro, consoante o peso do objeto.

-Para permitir o funcionamento correto do sensor de peso do banco do passageiro dianteiro, não coloque uma almofada adicional no banco do passageiro dianteiro. O sensor poderá não funcionar corretamente devido à possibilidade de interferência no sensor causada pela almofada adicional no banco.

-Quando uma criança de pequena estatura se senta no banco do passageiro dianteiro, é possível que a luz avisadora não funcione.

Colocar os cintos de segurança.

(Vermelha) Luz Avisadora dos Cintos de Segurança (Banco traseiro)

Se os cintos de segurança do banco traseiro não forem colocados quando a ignição estiver na posição ON, o condutor e o passageiro serão alertados através da luz avisadora.

A luz avisadora opera mesmo quando não existem passageiros no banco traseiro.

NOTA

Se os cintos de segurança do banco traseiro não forem colocados durante um período especificado de tempo após ligar o motor, a luz avisadora desliga.

Colocar os cintos de segurança.

Luz Avisadora de Baixo Nível do Líquido de Lavagem*

Esta luz avisadora indica a existência de pouca quantidade de líquido de lavagem no reservatório. Acrescente líquido de lavagem

Luz Avisadora de Porta Aberta

A luz acende se uma porta/tampa do compartimento de bagagens não estiver bem fechada. Feche corretamente a porta/tampa do compartimento de bagagens.

Luz Avisadora KEY*

Aja de forma apropriada e verifique se a luz avisadora desliga.

Indicador Causa Medidas a adotar

(Vermelha) (A piscar)

A pilha da chave está descarregada Substitua a pilha da chave
A chave está fora do raio de alcance. Traga a chave para dentro do raio de alcance
A chave é colocada em áreas, no interior do habitá-culo, onde é difícil ser detetada.
Existe uma chave de outro fabricante, idêntica à chave do seu veículo, dentro do raio de alcance. Leve a chave de outro fabricante, idêntica à chave do seu veículo, para fora do raio de alcance do sistema.
Sem a ignição estar desligada, a chave é retirada do habitáculo e, de seguida, todas as portas são fechadas. Volte a trazer a chave para o habitáculo

*Alguns modelos.

Veja também:

Hyundai Ioniq Electric. Precauções a tomar com o carregamento
Precauções a tomar com o carregamento A imagem real do carregador e o método de carregamento podem variar conforme o fabricante do carregador. AVISO As ondas eletromagné ...

Chevrolet Cruze. Fechos de segurança para crianças
Aviso Utilizar os fechos de segurança para crianças sempre que estejam crianças nos bancos traseiros. Com uma chave ou chave de parafusos adequada, rodar os fechos de se ...

Modelos