MANUAIS DO PROPRIETARIO

Mazda 3: Gamas da Caixa de
Velocidades - Caixa de Velocidades
Automática - Durante a Condução - Mazda 3 - Manual de InstrucoesMazda 3: Gamas da Caixa de Velocidades

P (Estacionamento)

Na posição P, a caixa de velocidades fica bloqueada e previne a rotação das rodas dianteiras.

AVISO

Coloque sempre a alavanca de velocidades na posição P e acione o travão de estacionamento: É perigoso imobilizar o veículo colocando apenas a alavanca de velocidades na posição P, sem acionar o travão de estacionamento. Se a caixa de velocidades na posição P não suportar o veículo, este poderá mover-se inesperadamente e causar um acidente.

CUIDADO

R (Marcha-atrás)

Na posição R, o veículo move-se apenas para trás. É necessário imobilizar o veículo antes de mover a alavanca de velocidades para ou da posição R, com exceção da situação explicada em Patinagem das Rodas.

NOTA

(Com sistema de sensores de estacionamento) Quando a alavanca das velocidades é colocada na posição R com a ignição ligada, o sistema de sensores de estacionamento é ativado e ouve-se um sinal sonoro.

N (Ponto-morto)

Na posição N, as rodas e a caixa de velocidades não estão bloqueadas. O veículo movimentar-se-á livremente numa estrada com o mais pequeno declive, exceto se o travão de estacionamento ou os travões estiverem aplicados.

AVISO

Se o regime do motor for superior ao ralenti, não passe da posição N ou P para uma velocidade de marcha: É perigoso passar da posição N ou P para uma velocidade de marcha quando o regime do motor for superior ao ralenti. Se esta operação for efetuada, o veículo pode mover-se repentinamente, causando um acidente ou ferimentos graves.

Não coloque a alavanca de velocidades na posição N com o veículo em movimento: É perigoso colocar a alavanca de velocidades na posição N com o veículo em movimento. O efeito de travagem do motor não pode ser obtido, podendo resultar em acidente ou ferimentos graves.

CUIDADO

Não coloque a alavanca de velocidades na posição N com o veículo em movimento. Caso contrário, poderá danificar a caixa de velocidades.

NOTA

Acione o travão de estacionamento ou pressione o pedal dos travões antes de mover a alavanca de velocidades da posição N para evitar o movimento inesperado do veículo.

D (Condução)

D é a posição normal de condução. A partir de uma paragem, a caixa de velocidades passará automaticamente por uma sequência de 4 velocidades (modelo caixa de 4 velocidades)/6 velocidades (modelo caixa de 6 velocidades).

M (Manual)

Na posição M a caixa está no modo manual. É possível passar para velocidades superiores ou inferiores através da alavanca de velocidades.

Indicador de Posição da Alavanca de Velocidades

A posição da alavanca das velocidades é indicada quando a ignição é colocada na posição ON.

Indicador de velocidade selecionada

Em modo engrenamento manual, o indicador de posição da alavanca de velocidades "M", no painel de instrumentos, é ligado e o número da mudança selecionada é indicado.

Engrenamento Adaptativo Ativo (AAS)*

O Engrenamento Adaptativo Ativo (AAS) controla automaticamente os pontos de passagem de caixa para melhor corresponder às condições da estrada e às solicitações do condutor. Deste modo melhora a sensibilidade da condução. A caixa de velocidades poderá passar ao modo AAS quando o veículo percorre subidas, descidas, curvas ou em grandes altitudes ou quando o pedal do acelerador é pressionado rapidamente com a alavanca de velocidades na posição D. Consoante as condições de estrada e condução/ operações do veículo, a passagem das velocidades poderá ser atrasada ou não ocorrer, contudo, isto não significa a existência de avaria, pois o modo AAS irá manter a posição ideal da caixa de velocidades.

Veja também:

Skoda Octavia. Ligar e desligar o motor
Dependendo do equipamento é possível ligar/desligar a ignição e de ligar/desligar o motor com o chave na ignição ou o botão de arranque. ATENÇ ...

Chevrolet Cruze. Limitadores de força nos cintos
Nos bancos dianteiros, a pressão sobre o corpo é reduzida por uma libertação gradual do cinto durante uma colisão. Pré-tensores dos cintos Em caso de uma ...

Modelos