MANUAIS DO PROPRIETARIO

Mazda 3: Informação para o Cliente - Mazda 3 - Manual de InstrucoesMazda 3: Informação para o Cliente

Mazda 3 / Mazda 3 - Manual de Instrucoes / Informação para o Cliente

Garantia

Registo do Seu Veículo Num País Estrangeiro

A legislação de cada país poderá exigir que os automóveis atinjam padrões específicos de emissões de gases e segurança. Consequentemente, o seu veículo poderá necessitar de alterações de modo a cumprir a legislação, com as despesas implicadas a serem suportadas pelo próprio proprietário.

Adicionalmente, deverá ter atenção aos seguintes assuntos: Poderá ser difícil ou mesmo impossível obter níveis satisfatórios de assistência noutro país.

O combustível especificado para o seu veículo poderá estar indisponível.

Peças, técnicas de serviço e ferramentas necessárias para a manutenção e reparação do seu veículo poderão estar indisponíveis.

Poderá não existir um Concessionário Autorizado Mazda no país onde tenciona utilizar o seu veículo.

A garantia Mazda é válida apenas em determinados países.

Peças e Acessórios Opcionais Não Genuínos

Por favor tenha em atenção que as alterações técnicas relativas ao estado original do seu Mazda podem afetar a segurança do veículo. Tais alterações técnicas incluem não só a utilização de peças sobressalentes inapropriadas, mas também acessórios, fixações, incluindo jantes e pneus.

As Peças e Acessórios Genuínos Mazda foram concebidos especificamente para veículos Mazda.

Quaisquer peças e acessórios diferentes dos acima mencionados, não foram examinadas e aprovadas pela Mazda, a menos que tenha sido declarado explicitamente pela Mazda. Não podemos certificar a compatibilidade de tais produtos. A Mazda não assume quaisquer responsabilidades por danos causados pela utilização de tais produtos.

AVISO

Muita atenção na escolha e montagem de equipamento elétrico adicional, como por exemplo telemóveis, rádios de duas vias, sistemas estéreo e de alarme de automóveis: Um simples engano ao escolher e instalar equipamento adicional poderá causar danos consideráveis em sistemas essenciais. Sistemas essenciais podem ser danificados, causando paragem do motor, disparo dos airbags (SRS), desativação do ABS/TCS/DSC ou um incêndio no veículo.

A Mazda não assume qualquer responsabilidade pela morte, ferimentos ou despesas que possam resultar da montagem de peças ou acessórios adicionais não genuínos.

Telemóveis

Aviso Sobre Telemóveis

AVISO

Por favor, cumpra o código de estrada relativamente à utilização de equipamentos de comunicação no interior de veículos: É perigosa a utilização de dispositivos elétricos como telemóveis, computadores, rádios portáteis, sistema de navegação ou outros dispositivos pelo condutor, com o veículo em movimento. Marcar um número num telemóvel enquanto conduz também ocupa as mãos do condutor. A utilização destes dispositivos provoca a distração do condutor, o que poderá resultar num grave acidente. Se um passageiro for incapaz de utilizar o dispositivo, encoste no lado direito da via num local seguro para utilizar o dispositivo.

Apesar deste aviso, se for necessário utilizar um telemóvel, utilize um sistema de alta-voz de modo a ficar com as mãos livres para conduzir o veículo. Nunca utilize um telemóvel ou outro dispositivo elétrico com o veículo em movimento, concentre-se exclusivamente na condução.

Registo de Dados do Veículo

Este veículo está equipado com um computador que regista os seguintes dados principais do veículo relacionados com os controlos, operação e outras condições de condução do veículo.

Dados registados

NOTA

Os dados registados podem variar consoante a especificação do veículo e equipamento opcional. Voz e imagens não são registadas.

Tratamento dos dados

A Mazda e as suas partes subcontratadas podem obter e usar os dados registados para o diagnóstico de avarias, pesquisa e desenvolvimento e melhoria da qualidade do veículo.

A Mazda não irá divulgar ou fornecer quaisquer dados obtidos a terceiros, exceto se:

Compatibilidade Eletromagnética

O seu Mazda foi testado e certificado de acordo com o Regulamento UNECE*1 10 relativamente à compatibilidade eletromagnética. Equipamento transmissor de Frequência de Rádio (RF) (ex. telemóveis, transmissores de rádio amador, etc.) apenas poderão ser instalados no seu Mazda se cumprirem os parâmetros indicados na seguinte tabela.

*1 UNECE significa Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa.

É sua responsabilidade assegurar que qualquer equipamento que tenha instalado cumpre a legislação aplicável. Solicite a instalação de qualquer equipamento por reparadores qualificados.

CUIDADO

Compatibilidade Eletromagnética

Posições da antena:

  1. : dianteira direita do tejadilho
  2. : dianteira esquerda do tejadilho
  3. : centro do tejadilho
  4. : ambos os lados da tampa do compartimento de bagagens (Hatchback) : ambos os lados da tampa do compartimento de bagagens (Saloon)
Banda de Frequência (MHz) Potência máxima (Watt) Posições da Antena
50 - 54 50 1,2,3,4
68 - 87,5 50 1,2,3,4
142 - 176 50 1,2,3,4
380 - 470 50 1,2,3,4
806 - 940 10 1,2,3,4
1.200 - 1.300 10 1,2,3,4
1.710 - 1.885 10 1,2,3,4
1.885 - 2.025 10 1,2,3,4
2.400 - 2.500 0,01*1 No habitáculo*1

*1 Apenas para Bluetooth

NOTA

Após a montagem dos transmissores de RF, verifique a existência de distúrbios provenientes de e transmitidos para todos os equipamentos elétricos no veículo, nos modos standby e transmissão.

Verifique todos os equipamentos elétricos:

Recolha/Eliminação de Equipamento Antigo/Baterias Usadas

Informação Sobre Recolha e Eliminação de Equipamento Antigo e Baterias Usadas

Quando pretender eliminar a sua bateria usada, por favor consulte a seguinte informação.

Informação Sobre Envio para Reciclagem na União Europeia

Estes símbolos de ''proibição de colocação nos caixotes do lixo'' colados em produtos, embalagens e/ou ilustrados em documentos, significam que os produtos eletrónicos e as baterias usadas não devem ser misturadas com os desperdícios comuns de uma habitação.

Para o tratamento, recolha e reciclagem apropriada de produtos antigos e baterias usadas, por favor coloque estes produtos em pontos de recolha aplicáveis de acordo com a legislação em vigor assim como as Diretivas 2006/66/EC.

Ao despojar estes produtos e as baterias corretamente, estará ao mesmo tempo a economizar recursos valiosos e evitar quaisquer possíveis efeitos negativos na saúde pública e no ambiente que caso contrário poderão surgir se não forem tomadas as devidas precauções.

Para mais informações acerca da recolha e reciclagem de produtos antigos e baterias usadas, consulte o seu município, serviço de recolha de lixo ou os pontos de venda dos produtos adquiridos.

NOTA

As duas letras inferiores podem ser utilizadas juntamente com o símbolo ''proibição de colocação nos caixotes do lixo''. Neste caso encontra-se em conformidade com os requisitos estabelecidos pela Diretiva sobre os produtos químicos envolvidos.

"Pb" e "Cd" significam chumbo e cádmio respetivamente.

Informação Sobre Envio para Reciclagem Noutros Países não Pertencentes à União Europeia

Os símbolos acima indicados apenas são válidos na União Europeia. Se desejar despojar produtos antigos e baterias usadas, para mais informações sobre o procedimento correto de eliminação, por favor consulte as autoridades locais, serviço de recolha de lixo ou os pontos de venda dos produtos adquiridos.

Veja também:

Hyundai Ioniq Electric. Etiqueta de capacidade da bateria
❈ O aspeto real da etiqueta da bateria do veículo pode diferir da imagem. AGM60L-DIN HYUNDAI Nome do modelo de bateria 12V: Tensão nominal 60Ah(20HR): Capacidade nominal (em horas Ampe ...

KIA Cee'd. Verificação da quantidade de refrigerante do ar-condicionado e de lubrificante do compressor
Se a quantidade de refrigerante for baixa, o desempenho do ar condicionado será pior. O excesso de carga de refrigerante prejudica também o sistema de ar condicionado. Por isso, s ...

Modelos