MANUAIS DO PROPRIETARIO

Mazda 3: Monitorização do Ângulo Morto
(BSM)* - i-ACTIVSENSE - Durante a Condução - Mazda 3 - Manual de InstrucoesMazda 3: Monitorização do Ângulo Morto (BSM)*

Mazda 3 / Mazda 3 - Manual de Instrucoes / Durante a Condução / i-ACTIVSENSE / Monitorização do Ângulo Morto (BSM)*

O Sistema de Monitorização do Ângulo Morto (BSM) foi concebido para auxiliar o condutor na verificação da zona na traseira do veículo, em ambos os lados, durante a mudança de faixa, alertando o condutor para a presença de veículos próximos da traseira do seu veículo na faixa adjacente.

O sistema de Monitorização do Ângulo Morto (BSM) deteta veículos que se aproximem a partir da traseira, enquanto conduz sempre em frente, a uma velocidade igual ou superior a 30 km/h e avisa o condutor através da ligação da luz indicadora de aviso do sistema de Monitorização do Ângulo Morto (BSM) e da visualização do ecrã de deteção do veículo (veículos com ecrã de condução ativa).

Se a alavanca das luzes de mudança de direção for utilizada para sinalizar uma mudança, para a mesma direção em que a luz indicadora de aviso do sistema de Monitorização do Ângulo Morto (BSM) está ligada, enquanto o veículo em aproximação é detetado, a Monitorização do Ângulo Morto (BSM) notifica o condutor de possível perigo ligando a luz indicadora de aviso do sistema de Monitorização do Ângulo Morto (BSM) e ativando o som de aviso e o indicador do ecrã de aviso (veículos com ecrã de condução ativa).

A área de deteção neste sistema cobre as faixas de rodagem em ambos os lados do veículo e da parte traseira das portas dianteiras até cerca de 50 m atrás do veículo.

Monitorização do Ângulo Morto (BSM)

*Alguns modelos.

AVISO

Verifique sempre área circundante visualmente antes de efetuar a mudança de faixa: O sistema foi concebido apenas para assisti-lo na verificação da existência de veículos na sua traseira ao mudar de faixa. Devido às várias limitações no funcionamento deste sistema, a luz indicadora de aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM), o som de aviso e o indicador do ecrã de aviso poderão não ser ativados ou poderão ser atrasados, mesmo que outro veículo esteja presente numa faixa adjacente. Verifique sempre a traseira.

NOTA

  • A ignição foi colocada na posição ON.
  • A luz indicadora de Monitorização do Ângulo Morto (BSM) OFF no painel de instrumentos é desligada.
  • A velocidade do veículo é igual ou superior a 30 km/h.
  • A velocidade do veículo diminui para ca. 25 km/h ou menos, apesar de a luz indicadora do interruptor da Monitorização do Ângulo Morto (BSM) OFF estar desligada.
  • A alavanca das velocidades (caixa de velocidades manual)/alavanca das velocidades (caixa de velocidades automática) é colocada em marcha-atrás (R) e o veículo está em marcha-atrás.
  • Foi detetado um problema com o sistema, incluindo as luzes indicadoras de aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM).
  • Ocorreu um grande desvio na posição de instalação de um sensor de radar (traseiro) no veículo.
  • Existe uma grande acumulação de neve ou gelo no para-choques traseiro junto a um sensor de radar (traseiro). Remova a neve, gelo ou lama do para-choques traseiro.
  • Condução em estradas cobertas de neve durante longos períodos de tempo.
  • A temperatura junto dos sensores de radar (traseiros) torna-se extremamente quente devido à condução por longos períodos de tempo em zonas inclinadas durante o verão.
  • A tensão da bateria diminuiu.
  • Um veículo está na área de deteção, na traseira, numa faixa de rodagem adjacente mas não se aproxima. A Monitorização do Ângulo Morto (BSM) determina a condição com base nos dados de deteção do radar.
  • Um veículo viaja ao lado do seu veículo quase à mesma velocidade durante um longo período de tempo.
  • Veículos em aproximação no sentido oposto.
  • Um veículo numa faixa de rodagem adjacente está a tentar ultrapassar o seu veículo.
  • Um veículo está numa faixa de rodagem adjacente, numa estrada com faixas de rodagem extremamente largas. A área de deteção dos sensores de radar (traseiros) é definida na largura de estradas das vias rápidas.
  • Um veículo faz uma mudança de faixa, a uma distância de duas faixas, para uma faixa adjacente.
  • Conduzir em estradas com elevada inclinação.
  • Ao passar o topo de uma montanha ou por um túnel de passagem numa montanha.
  • O raio de viragem é pequeno (curvas apertadas, virar nas intersecções).
  • Quando existe uma diferença na altura entre a sua faixa de rodagem e a faixa adjacente.
  • Diretamente após pressionar o interruptor do Sistema de Monitorização do Ângulo Morto (BSM) OFF e o sistema ficar operacional.

Monitorização do Ângulo Morto (BSM)

Luzes Indicadoras de Aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM)/Som de Aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM)

A Monitorização do Ângulo Morto (BSM) ou o sistema de Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) notifica o condutor da presença de veículos em faixas adjacentes ou na traseira do veículo, utilizando a luz indicadora de aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM), o som de aviso e a visualização do indicador (veículos com ecrã de condução ativa) enquanto os sistemas estiverem operacionais.

Luzes indicadoras de aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM)

As luzes indicadoras de aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM) estão equipadas nos espelhos retrovisores exteriores, nos lados esquerdo e direito. As luzes indicadoras de aviso ligam quando um veículo que se aproxima da traseira, numa faixa adjacente, é detetado.

Luzes indicadoras de aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM)

Quando a ignição é colocada na posição ON, a luz indicadora de aviso liga momentaneamente e desliga após alguns segundos.

Marcha em frente (funcionamento da Monitorização do Ângulo Morto (BSM) )

A Monitorização do Ângulo Morto (BSM) deteta veículos que se aproximem a partir da traseira e liga as luzes indicadoras de aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM), equipadas nos espelhos retrovisores exteriores, consoante as condições. Adicionalmente, enquanto uma luz indicadora de aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM) estiver ligada, se a alavanca das luzes de mudança de direção for utilizada para sinalizar uma mudança na direção em que a luz avisadora da Monitorização do Ângulo Morto (BSM) está ligada, a luz indicadora de aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM) pisca.

Marcha-atrás (funcionamento do sistema de Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) )

O sistema de Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) deteta veículos que se aproximem da esquerda e direita do seu veículo e ativa a intermitência das luzes indicadoras de aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM).

Cancelar a redução de intensidade de iluminação

Se as luzes indicadoras de aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM) ligarem quando as luzes de presença estiverem ligadas, a intensidade de iluminação das luzes indicadoras de aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM) diminui.

Se as luzes avisadoras da Monitorização do Ângulo Morto (BSM) forem difíceis de ver, devido ao encadeamento provocado pelo brilho circundante ao conduzir em estradas cobertas com neve ou em condições de nevoeiro, pressione o botão de cancelamento da intensidade de iluminação e aumente o brilho das luzes indicadoras de aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM) quando forem ligadas.

Indicador do ecrã (Veículos com ecrã de condução ativa)

O veículo em aproximação detetado e o aviso são visualizados no ecrã multi-informação e ecrã de condução ativa quando o veículo circula para a frente (Monitorização do Ângulo Morto (BSM) operacional). Indicador do ecrã (Veículos com ecrã de condução ativa)

A direção detetada é visualizada com um indicador de deteção (branco) quando um veículo em aproximação é detetado. Além disso, se a alavanca das luzes de mudança de direção for utilizada para sinalizar uma mudança de faixa enquanto o veículo é detetado, o ecrã muda a cor do indicador de aviso (amber).

Som Avisador do Sistema de Monitorização do Ângulo Morto (BSM)

O som de aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM) é ativado em simultâneo com a intermitência de uma luz indicadora de aviso da Monitorização do Ângulo Morto (BSM).

Desativar o Funcionamento da Monitorização do Ângulo Morto (BSM)

Os sistemas de Monitorização do Ângulo Morto (BSM) e Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) são desligados e a luz indicadora de Monitorização do Ângulo Morto (BSM) OFF no painel de instrumentos liga.

Veículos com Sistema de Monitorização do Ângulo Morto (BSM)

Quando o interruptor da Monitorização do Ângulo Morto (BSM) for pressionado, os sistemas de Monitorização do Ângulo Morto (BSM) e Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) são desligados e a luz indicadora de Monitorização do Ângulo Morto (BSM) OFF no painel de instrumentos liga.

Veículos com Sistema de Monitorização do Ângulo Morto (BSM)

Se o interruptor for pressionado novamente, os sistemas de Monitorização do Ângulo Morto (BSM) e Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) ficam operacionais e a luz indicadora de Monitorização do Ângulo Morto (BSM) OFF desliga.

NOTA

Quando o interruptor da ignição é desligado, o estado do sistema antes de ser desligado será mantido. Por exemplo, se a ignição for desligada enquanto os sistemas de Monitorização do Ângulo Morto (BSM) e de Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) estiverem operacionais, os sistemas de Monitorização do Ângulo Morto (BSM) e de Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) ficam operacionais da próxima vez que a ignição for ligada.

Veículos sem Sistema de Monitorização do Ângulo Morto (BSM)

O sistema de Monitorização do Ângulo Morto (BSM) pode ser definido para ficar inoperacional.

Quando a Monitorização do Ângulo Morto (BSM) é definida para ficar inoperacional, os sistemas de Monitorização do Ângulo Morto (BSM) e Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) são desligados e a luz indicadora de Monitorização do Ângulo Morto (BSM) OFF no painel de instrumentos liga.

NOTA

Quando o interruptor da ignição é desligado, o estado do sistema antes de ser desligado será mantido. Por exemplo, se a ignição for desligada enquanto os sistemas BSM e RCTA estiverem operacionais, os sistemas BSM e RCTA ficam operacionais da próxima vez que a ignição for ligada.

Veja também:

Chevrolet Cruze. Compartimentos de arrumação
Aviso Não arrumar objectos pesados ou afiados nos compartimentos de arrumação. Se isso acontecer, a tampa do compartimento de arrumação pode abrir e os ocupant ...

Mazda 3. Aviso de Saída de Faixa de Rodagem
Se o sistema determinar que o veículo se pode desviar da sua faixa de rodagem, o aviso de saída de faixa de rodagem (som beep, som forte*1, ou vibração do volante) &eacu ...

Modelos