MANUAIS DO PROPRIETARIO

Mazda 3: Óleo Recomendado - Óleo do Motor - Manutenção Pelo Proprietário - Manutenção e Cuidados - Mazda 3 - Manual de InstrucoesMazda 3: Óleo Recomendado

Para manter os intervalos de manutenção (página 6-4) e para proteger o motor de danos causados por fraca lubrificação, é extremamente importante utilizar o óleo do motor com a especificação correta. Não utilize óleos que não cumpram as seguintes especificações ou requisitos. A utilização de óleo não apropriado poderá originar danos no motor, o que não é coberto pela Garantia Mazda.

Europa

(MZR 1.6)

Óleo Recomendado

*1 Utilize API SM/SN no Cazaquistão.

(SKYACTIV-G 1.5 e SKYACTIV-G 2.0)

Óleo Recomendado

*1 Utilize API SM/SN no Cazaquistão.

(SKYACTIV-D 1.5 e SKYACTIV-D 2.2)

Óleo Recomendado

Exceto Europa

(MZR 1.6)

Óleo Recomendado

(SKYACTIV-G 1.5, SKYACTIV-G 2.0, e SKYACTIV-G 2.5)

Óleo Recomendado

(SKYACTIV-D 2.2)

Óleo Recomendado

A viscosidade ou espessura do óleo do motor tem influência no consumo de combustível e no funcionamento em climas frios (arranque e fluxo de óleo).

Óleos de motor de baixa viscosidade poderão contribuir para uma redução do consumo de combustível e para uma melhoria do desempenho em climas frios.

Quando escolher um óleo, tenha em consideração a gama de temperaturas em que o seu veículo irá funcionar antes da próxima substituição de óleo.

Escolha então a viscosidade recomendada a partir da tabela.

CUIDADO

NOTA

(MZR 1.6, SKYACTIV-G 1.5, SKYACTIV-G 2.0, e SKYACTIV-G 2.5)

- É normal que todos os motores consumam óleo em condições de utilização normal.

O consumo de óleo do motor pode ser tão elevado como 0,8 L/1.000 km. Pode ser o resultado de evaporação, ventilação interna ou queima do óleo de lubrificação no motor a funcionar. O consumo de óleo pode ser superior quando o motor é novo devido ao processo de rodagem. O consumo de óleo também depende do regime e da carga do motor. Em condições extremas, o consumo de óleo poderá ser superior.

(SKYACTIV-D 1.5 e SKYACTIV-D 2.2)

- Sempre que o óleo do motor for substituído, a unidade de controlo do motor do veículo necessita de ser reconfigurada o mais cedo possível. Caso contrário, a luz indicadora de chave inglesa ou luz avisadora de óleo do motor poderá ligar. Para reinicializar a unidade de controlo do motor, consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda, ou consulte o procedimento de reinicialização da unidade de controlo do motor do veículo.

- Inspecione o nível do óleo do motor periodicamente. Quando inspecionar o óleo do motor, se o nível de óleo exceder a marca "X" na vareta, substitua o óleo do motor. Isto deve ser feito por um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda. Quando substituir o óleo do motor, inspecione o nível através da vareta e reabasteça de modo a que o nível de óleo fique dentro das gamas MIN e MAX conforme indicado na figura. 

Veja também:

Skoda Octavia. Assistência ao estacionamento
A assistência ao estacionamento (designada em seguida apenas sistema) ajuda o condutor a estacionar em lugares de estacionamento longitudinais ou transversais adequados e para sair de lugares ...

Mazda 3. Teto de abrir*
O teto de abrir pode ser aberto ou fechado eletricamente apenas quando a ignição está na posição ON. AVISO Não permita que os passageiros se coloquem ...

Modelos