MANUAIS DO PROPRIETARIO

Mazda 3: Pare Imediatamente o Veículo num Local Seguro - Se uma Luz Avisadora acende ou
pisca - Luzes Avisadoras/Indicadoras e
Avisadores Sonoros - Em Caso de Avaria - Mazda 3 - Manual de InstrucoesMazda 3: Pare Imediatamente o Veículo num Local Seguro

Se alguma das seguintes luzes avisadoras acender, o sistema poderá estar avariado. Pare imediatamente o veículo num local seguro e contacte um Reparador Autorizado Mazda.

Indicador Aviso

Luz Avisadora do Sistema de Travagem

Sem Travão de Estacionamento Elétrico

Esta luz avisadora possui as seguintes funções:

Inspeção luz avisadora/Avisador travão de estacionamento

A luz liga quando o travão de estacionamento é acionado com a ignição na posição START ou ON. Desliga quando o travão de estacionamento é desativado.

Aviso de baixo nível do óleo dos travões

Se a luz avisadora se mantiver acesa mesmo sem o travão de estacionamento acionado, o nível óleo dos travões poderá estar baixo ou poderá haver uma avaria no sistema de travagem. Estacione o veículo imediatamente num local seguro e consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

AVISO

Não conduza com a luz avisadora do sistema de travagem ligada. Consulte um reparador qualificado o mais cedo possível para inspecionar os travões, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda: É perigoso conduzir com a luz avisadora dos travões ligada. Indica que os seus travões podem não funcionar de todo ou que podem falhar completamente a qualquer momento. Se a luz permanecer ligada, após verificar que o travão de estacionamento está totalmente libertado, inspecione imediatamente os travões.

CUIDADO

Além disso, a eficácia da travagem pode diminuir por isso poderá necessitar de pressionar o pedal dos travões com mais força do que a normal para parar o veículo.

Com Travão de Estacionamento Elétrico

Se a luz avisadora do sistema de travagem se mantiver ligada, o nível de óleo dos travões poderá estar baixo ou poderá haver uma avaria no sistema de travagem. Estacione o veículo imediatamente num local seguro e consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

AVISO

Não conduza com a luz avisadora do sistema de travagem ligada. Consulte um reparador qualificado o mais cedo possível para inspecionar os travões, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda: É perigoso conduzir com a luz avisadora dos travões ligada. Indica que os seus travões podem não funcionar de todo ou que podem falhar completamente a qualquer momento. Se a luz permanecer ligada, após verificar que o travão de estacionamento está totalmente libertado, inspecione imediatamente os travões.

CUIDADO

Além disso, a eficácia da travagem pode diminuir por isso poderá necessitar de pressionar o pedal dos travões com mais força do que a normal para parar o veículo.

Aviso do Sistema de Distribuição Eletrónica da Força de Travagem

Se a unidade de controlo do sistema de distribuição eletrónica da força de travagem detetar que algum componente não está a funcionar nas melhores condições, pode ativar simultaneamente a luz avisadora do ABS e do sistema de travagem. Provavelmente, a avaria estará relacionada com o sistema de distribuição eletrónica da força de travagem.

AVISO

Não conduza com as luzes avisadoras do sistema de travagem e do ABS ligadas. Solicite o reboque do veículo e dirija-se a um reparador qualificado para inspecionar os travões o mais cedo possível, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda: É perigoso conduzir com as luzes avisadoras do sistema de travagem e do ABS ligadas em simultâneo.

Quando ambas as luzes estão ligadas, as rodas traseiras podem bloquear mais rapidamente que o habitual numa paragem de emergência.

Luz Avisadora do Sistema de Carga da Bateria

Se a luz avisadora ligar durante a condução do veículo, significa que existe uma avaria no gerador ou no sistema de carga.

Conduza o veículo para o lado da estrada e, estacione em segurança afastado da via de circulação. Consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

CUIDADO

Não conduza com a luz avisadora do sistema de carga da bateria ligada pois o motor poderá desligar inesperadamente.

Luz Avisadora do Óleo do Motor

Esta luz avisadora indica que a pressão do óleo do motor é baixa.

CUIDADO

Não mantenha o motor ligado se a pressão do óleo for baixa. Caso contrário, poderá resultar em graves danos no motor.

Se a luz ligar ou se a indicação de aviso for indicada durante a condução:

  1. Conduza o veículo para o lado da estrada e estacione em segurança numa superfície horizontal afastado da via de circulação.
  2. Desligue o motor e espere 5 minutos para o óleo drenar de volta para o cárter.
  3. Inspecione o nível do óleo do motor 6-32. Se for baixo, adicione a quantidade apropriada de óleo do motor tendo atenção para não adicionar demasiado óleo

CUIDADO

Não mantenha o motor ligado se o nível de óleo for baixo. Caso contrário, poderá resultar em graves danos no motor.

4. Ligue o motor e verifique a luz avisadora

Se a luz permanecer ligada mesmo depois do nível de óleo estar normal ou depois de acrescentar óleo, desligue imediatamente o motor e solicite o reboque do seu veículo e dirija-se a um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

(Vermelha) Luz Avisadora de Temperatura Elevada do Líquido de Arrefecimento do Motor

A luz pisca quando a temperatura do líquido de arrefecimento do motor for extremamente elevada e liga permanentemente quando a temperatura do líquido de arrefecimento do motor aumentar ainda mais.

Procedimento Luz a piscar Conduza cuidadosamente para reduzir a carga do motor até encontrar um local seguro para parar o veículo e permita que o motor arrefeça.

Luz ligada permanentemente A luz ligada permanentemente significa a possibilidade de sobreaquecimento. Estacione imediatamente o veículo num local seguro e desligue o motor.

CUIDADO

Não conduza o veículo com a luz avisadora de temperatura elevada do líquido de arrefecimento do motor ligada. Caso contrário poderá danificar o motor.

Luz Indicadora de Avaria da Direção Assistida

A luz acende/pisca se a direção assistida elétrica tiver uma avaria.

Se a luz acender/piscar, pare o veículo num local seguro e não mexa no volante. Não há qualquer problema se a luz desligar após um momento. Consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda se a luz acender/piscar continuamente.

NOTA

  • Se a luz indicadora ligar/piscar, a direção assistida não irá funcionar normalmente. Se isto acontecer, continua a ser possível operar o volante, contudo, irá sentir a direção mais pesada do que o normal ou uma certa vibração quando o volante é manobrado.
  • Rodar repetidamente o volante para a esquerda e para a direita com o veículo parado ou em movimento extremamente lento irá provocar a passagem do sistema da direção assistida ao modo de proteção, fazendo sentir a direção mais pesada, não significando contudo a existência de avaria. Se tal acontecer, estacione o veículo com segurança e espere alguns minutos para o sistema voltar à normalidade.
Veja também:

Skoda Octavia. Transportar na porta-bagagens de tejadilho
Fig. 132 Pontos de fixação Fig. 133 Retirar as coberturas laterais da bagageira / arrumar as barras de tejadilho Consoante o equipamento, as barras de tejadilho podem ser fix ...

Skoda Octavia. Pressão de ar dos pneus
Fig. 315 Autocolante com uma tabela dos valores da pressão de ar dos pneus / encher os pneus Os valores da pressão de ar dos pneus prescritos estão mencionados num autoco ...

Modelos