MANUAIS DO PROPRIETARIO

Mazda 3: Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus* - Durante a Condução - Mazda 3 - Manual de InstrucoesMazda 3: Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus*

Mazda 3 / Mazda 3 - Manual de Instrucoes / Durante a Condução / Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus*

O Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS) controla a pressão do ar nos quatro pneus. Se a pressão do ar de pelo menos um pneu for demasiado baixa, o sistema avisa o condutor através da indicação da luz avisadora do sistema de monitorização da pressão dos pneus no painel de instrumentos e de um sinal sonoro. O sistema monitoriza a pressão dos pneus indiretamente utilizando os dados enviados a partir dos sensores de velocidade das rodas do ABS.

Para permitir que o sistema funcione corretamente, o sistema necessita de ser inicializado com os pneus à pressão especificada (valor indicado na placa de pressão dos pneus). Siga o procedimento e efetue a inicialização.

Consulte Inicialização do Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus.

A luz avisadora pisca se o sistema estiver avariado.

Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus

CUIDADO

NOTA

Como este sistema deteta ligeiras variações nas condições dos pneus, o instante do aviso poderá ocorrer mais cedo ou mais tarde nos seguintes casos:

Inicialização do Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus

Nos seguintes casos, a inicialização do sistema deve ser realizada de modo a que o sistema funcione normalmente.

Método de inicialização

  1. Estacione o veículo num local seguro e aplique o travão de estacionamento de modo firme.
  2.  Permita o arrefecimento dos pneus, de seguida ajuste a pressão dos quatro (4) pneus de acordo com a pressão especificada na placa de pressão dos pneus, localizada na estrutura da porta do condutor (porta aberta).
  3. Coloque o interruptor da ignição na posição ON.
  4. Pressione e mantenha pressionado o interruptor Set do sistema de monitorização da pressão dos pneus e verifique se a respetiva luz avisadora no painel de instrumentos pisca duas vezes e se é emitido um sinal sonoro uma vez.

Método de inicialização

CUIDADO

Se a inicialização do sistema for realizada sem ajustar a pressão dos pneus, o sistema não poderá detetar a pressão normal, podendo não ligar a luz avisadora do sistema de monitorização da pressão dos pneus, mesmo que a pressão de um pneu seja inferior à especificação, ou poderá ligar mesmo que a pressão dos pneus esteja de acordo com a especificação.

Ajuste a pressão nos quatro pneus e inicialize o sistema quando a luz avisadora ligar. Se a luz avisadora ligar por outra razão que não a de um pneu furado, a pressão dos quatro pneus pode ter diminuído naturalmente.

Enquanto o veículo for conduzido, a inicialização do sistema não será realizada se o interruptor for pressionado.

Veja também:

Hyundai Ioniq Electric. Precauções a ter no Inverno
Use um fluido refrigerante com etilenoglicol de alta qualidade O sistema de refrigeração do seu veículo vem equipado de fábrica com um fluido refrigerante com etilenoglicol de alta qualidade. E ...

KIA Cee'd. Sistema de memorização da posição do condutor
O sistema de memorização da posição do condutor destina-se a armazenar e recuperar a posição do banco do condutor com a simples utilizaçã ...

Modelos