MANUAIS DO PROPRIETARIO

Mazda 3: Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado - Kit de Emergência de Reparação de
Pneu Furado* - Pneu Furado - Em Caso de Avaria - Mazda 3 - Manual de InstrucoesMazda 3: Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

Mazda 3 / Mazda 3 - Manual de Instrucoes / Em Caso de Avaria / Pneu Furado / Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado* / Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

  1. Estacione o veículo numa superfície plana, afastada da via de circulação.
  2. Coloque a alavanca das velocidades para a posição 1 ou Marcha-atrás (R) para uma caixa de velocidades manual, e coloque a alavanca das velocidades para a posição P para uma caixa de velocidades automática.
  3. Acione o travão de estacionamento com o pedal do travão pressionado e desligue o motor.
  4. Se necessário, ligue as luzes de emergência e monte o triângulo de emergência na estrada.
  5. Peça para os passageiros saírem do veículo, retire a bagagem do compartimento de bagagens do veículo e o kit de emergência de reparação de pneu furado.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

6. Agite a garrafa de vedante para misturar o conteúdo. De seguida, estique o tubo de injeção.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

CUIDADO

Não agite excessivamente a garrafa.

Caso contrário, o vedante poderá salpicar para fora do tubo de injeção e, se o vedante entrar em contacto com a roupa ou outros objetos, poderá não conseguir removê-lo.

NOTA

O vedante endurece facilmente e será difícil injetá-lo a temperaturas extremamente baixas (0 C ou inferior).

Aqueça o vedante no interior do veículo para facilitar a injeção.

7. Retire o tubo do compressor e a ficha do compressor do compressor de ar.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

8. Instale o tubo do compressor que foi retirado do compressor de ar na válvula de injeção do frasco.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

CUIDADO

Certifique-se que o interruptor do compressor de ar está na posição OFF antes de inserir o tubo do compressor na válvula de injeção da garrafa. Se o tubo do compressor não estiver instalado corretamente na válvula de injeção da garrafa, poderá haver fuga de vedante.

9. Retire a tampa da válvula do pneu furado, instale o tubo de injeção na válvula do pneu, rode a manga para a direita e aperte-a.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

10. Instale a garrafa no compressor de ar e pressione até as patilhas esquerda e direita ficarem corretamente instaladas.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

11. Introduza a ficha do compressor na tomada de acessórios no interior do veículo e coloque a ignição na posição ACC.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

CUIDADO

Quando inserir a tomada do compressor de ar ou a remover do tomada de acessórios, certifique-se que o interruptor do compressor de ar está desligado. Quando ligar/desligar o compressor de ar, utilize o interruptor do compressor de ar.

12. O vedante é injetado no pneu quando o compressor de ar é ligado. Após o vedante ser completamente injetado, aguarde até que a pressão de enchimento do pneu aumente para a pressão especificada.

NOTA

A pressão de enchimento pode aumentar temporariamente para cerca de 300 kPa (3,1 kgf/cm2, 3 bar, 43,5 psi) para injetar o vedante através da válvula. Normalmente, a pressão de enchimento diminui gradualmente e atinge a pressão de enchimento atual após cerca de 30 segundos.

AVISO

Nunca utilize o compressor a uma pressão superior a 300 kPa (3,1 kgf/cm2, 3 bar): É perigoso utilizar continuamente o compressor a uma pressão superior 300 kPa (3,1 kgf/cm2, 3 bar). Se o compressor de ar sobreaquecer, o ar quente será expelido e poderá queimar-se.

NOTA

13. Cole o autocolante de restrição de velocidade num local onde o condutor possa visualizá-lo facilmente.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

AVISO

Não cole o autocolante de restrição de velocidade no volante: É perigoso colar o autocolante de restrição de velocidade no volante, pois o airbag poderá não funcionar (deflagrar) normalmente e causar graves ferimentos. Além disso, não cole o autocolante em áreas que impeçam a visualização das luzes avisadoras ou velocímetro.

14. Quando o pneu atingir a pressão apropriada, desligue o compressor, rode a manga do tubo de injeção para a esquerda e retire-o da válvula do pneu.

Rode a manga do tubo de injeção para a esquerda e retire-a da válvula do pneu.

15. Remova o tubo do compressor da válvula de injeção da garrafa. De seguida, instale o tubo de injeção na válvula de injeção da garrafa para evitar fugas de vedante restante.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

CUIDADO

O vedante restante no tubo poderá salpicar quando o tubo for removido.

Remova o tubo cuidadosamente, pois poderá não ser capaz de remover o vedante em contacto com a roupa ou outros objetos.

16.Monte o tampão da válvula do pneu.

17. Arrume o kit de emergência de reparação de pneu furado no compartimento de bagagens.

18. Inicie a condução imediatamente para espalhar o vedante no pneu.

CUIDADO

Conduza o veículo com cuidado a uma velocidades igual ou inferior a 80 km/h.

Se conduzir o veículo a uma velocidade igual ou superior a 80 km/h, o veículo pode vibrar.

NOTA

(Com Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus) Se o pneu não for corretamente insuflado, a luz avisadora do sistema de monitorização de pressão dos pneus liga.

19. Após conduzir o veículo durante cerca de 10 minutos ou 5 km, ligue o compressor de ar ao pneu, utilizando o Passo 9 do procedimento, e verifique a pressão de enchimento do pneu utilizando o indicador de pressão do pneu no compressor de ar. Se pressão for inferior à pressão especificada, ligue o compressor de ar e aguarde até que atinja a pressão de enchimento especificada.

AVISO

Se a pressão do pneu tiver diminuído para um valor inferior a 130 kPa (1,3 kgf/cm2 ou bar), pare a condução e contacte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda: A reparação utilizando o kit de emergência de reparação de pneu furado não foi bem-sucedida.

Se vir uma diminuição na pressão de enchimento do pneu, mesmo que os Passos 9 a 19 do procedimento sejam efetuados repetidamente, pare a condução: Consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

CUIDADO

Antes de verificar a pressão de enchimento dos pneus utilizando o indicador de pressão dos pneus, desligue o compressor de ar.

20. A reparação de emergência do pneu furado foi concluída com sucesso se a pressão do pneu não diminuir.

Conduza o veículo com cuidado até ao reparador qualificado mais próximo imediatamente para substituir o pneu, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda. É recomendada a substituição por um pneu novo. Se o pneu for reparado ou reutilizado, consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

NOTA

Veja também:

Citroen C-Elysee. Computador de bordo, algumas definições
Autonomia (km) O número de quilómetros que pode ser percorrido com o combustível remanescente no depósito. Relacionado com a média de consumo de combust&iacut ...

Hyundai Ioniq Electric. Utilização de cintos de segurança com crianças
Bebés e crianças pequenas Na maioria dos países estão em vigor leis referentes a sistemas de retenção para crianças que exigem a utilização de dispositivos de retenção aprovados, inclu ...

Modelos