MANUAIS DO PROPRIETARIO

Chevrolet Cruze: Aviso de ângulo morto - Sistemas de detecção de objectos - Condução e funcionamento - Chevrolet Cruze - Manual de InstrucoesChevrolet Cruze: Aviso de ângulo morto

O sistema de aviso de ângulo morto detecta e indica objectos de ambos os lados do veículo, dentro de uma zona de "ângulo morto" especificada.

O sistema avisa visualmente nos espelhos retrovisores de cada lado quando são detectados objectos que podem não ser visíveis no espelho retrovisor interior e nos espelhos retrovisores exteriores.

Os sensores do sistema estão localizados no pára-choques, do lado direito e esquerdo do veículo.

Aviso

A função de aviso de ângulo morto não substitui a visão do condutor.

O sistema não detecta:

Antes de mudar de faixa, olhe sempre para os espelhos retrovisores, por cima do ombro e utilize o indicador de mudança de direcção.

Quando o sistema detecta um veículo na zona de ângulo morto durante a marcha em frente, quer ao ultrapassar quer ao ser ultrapassado por um veículo, um símbolo de aviso âmbar acende-se no respectivo espelho retrovisor. Se, nesse momento, o condutor activar o indicador de mudança de direcção, o símbolo de aviso começa a piscar a cor âmbar para avisar o condutor de que não deve mudar de faixa.

Aviso de ângulo morto

O aviso de ângulo morto encontra-se activo a velocidades entre 40 km/h e 140 km/h. Conduzir a velocidades superiores a 140 km/h desactiva o sistema, conforme indicado pelos símbolos de aviso de iluminação ténue em ambos os espelhos retrovisores exteriores. Reduzindo a velocidade novamente, os símbolos de aviso serão apagados. Se um veículo for detectado na zona morta, os símbolos de aviso   acendem como normal no lado em questão.

Quando o veículo é colocado em funcionamento, os visores de ambos os espelhos retrovisores exteriores acendem-se brevemente para indicar que o sistema está operacional.

O sistema pode ser activado ou desactivado no menu Definições no Mostrador de informação, personalização do veículo 98.

A desactivação é indicada por uma mensagem no Centro de Informação do Condutor.

Zonas de detecção

O sensor do sistema cobre uma zona de aprox. 3 metros de ambos os lados do veículo. Esta zona começa em cada espelho retrovisor exterior e estende-se para trás aproximadamente 3 metros. A altura da zona situa-se aprox. entre 0,5 metros e 2 metros a partir do chão.

As zonas de detecção não sofrem alterações se o veículo rebocar um atrelado.

O aviso de ângulo morto foi concebido para ignorar objectos fixos como rails de protecção, postes, lancis, paredes e vigas. Os veículos estacionados e os veículos em sentido contrário não são detectados.

Avaria

Em circunstâncias normais pode acontecer um aviso falhar, isto tem tendência a aumentar com condições de chuva.

O aviso de ângulo morto não funciona quando os cantos esquerdo ou direito do pára-choques estão cobertos de lama, sujidade, neve, gelo, neve derretida ou com chuva intensa.

Instruções de limpeza.

Em caso de falha do sistema ou se o sistema não funcionar devido a condições temporárias, é apresentada uma mensagem no Centro de Informação do Condutor.

Recorrer à ajuda de uma oficina.

Veja também:

Skoda Octavia. Front Assist
O Front Assist (adiante designado apenas sistema) avisa contra o perigo de uma colisão com um veículo ou um obstáculo em frente do veículo, tenta eventualmente, evitar ...

Skoda Octavia. Destinos criados no perfil de utilizador "ŠKODA Connect Portal"
Os destinos criados no perfil de utilizador nas páginas de Internet ŠKODA Connect Portal ou na aplicação ŠKODA Connect podem ser importados para a memória do In ...

Modelos