MANUAIS DO PROPRIETARIO

Chevrolet Cruze: Funcionamento do monitor
da pressão dos pneus - Rodas - Conservação do veículo - Chevrolet Cruze - Manual de InstrucoesChevrolet Cruze: Funcionamento do monitor da pressão dos pneus

Chevrolet Cruze / Chevrolet Cruze - Manual de Instrucoes / Conservação do veículo / Rodas / Funcionamento do monitor da pressão dos pneus

Este veículo pode ter um Sistema de controlo da pressão dos pneus (TPMS). O TPMS destina-se a avisar o condutor em caso de baixa pressão dos pneus. Os sensores do TPMS estão montados em cada conjunto de pneu e roda, excepto o conjunto doe pneu e roda sobresselente. Os sensores TPMS controlam a pressão do ar nos pneus e transmitem as leituras da pressão dos pneus a um receptor situado no veículo.

Quando é detectada uma situação de baixa pressão dos pneus, o TPMS acende a luz de aviso de baixa pressão dos pneus A situada no conjunto de instrumentos. Se a luz de aviso se acender, parar assim que for possível e encher os pneus até à pressão recomendada indicada na etiqueta de pressão dos pneus   292.

No visor do Centro de Informação do Condutor (DIC) é apresentada uma mensagem para verificar a pressão num pneu específico. A luz de aviso de baixa pressão dos pneus e a mensagem de aviso do DIC acendem-se a cada ciclo de ignição até que seja resposta a pressão de enchimento correcta dos pneus. O DIC permite ver os níveis de pressão dos pneus. Para mais informações e detalhes sobre o funcionamento do DIC e os visores

A luz de aviso de baixa pressão dos pneus pode acender-se em condições de tempo frio durante o arranque do veículo, apagando-se em seguida durante a condução. Isto pode ser um indicador precoce de que a pressão está a descer e que é necessário encher os pneus para a pressão correcta. Uma etiqueta indica o tamanho dos pneus do equipamento original e a pressão de enchimento correcta dos pneus quando estão frios   292. Consultar igualmente as pressões dos pneus

O TPMS pode avisar acerca de uma situação de baixa pressão dos pneus, mas não substitui a manutenção normal dos pneus.

Advertência

Os materiais selantes dos pneus não são todos iguais. Um selante de pneus não aprovado pode danificar os sensores do TPMS. Os danos nos sensores do TPMS causados pela utilização de um selante de pneus incorrecto não são cobertos pela garantia do veículo. Utilize sempre o selante de pneus aprovado pela GM, disponível através do seu concessionário ou incluído no veículo.

Os kits de reparação de pneus instalados de fábrica utilizam um selante de pneus líquido aprovado pela GM. A utilização de selantes de pneus não aprovados pode danificar os sensores do TPMS. Para mais informações relativamente ao kit de reparação de pneus e instruções

Luz e mensagem de anomalia do TPMS

O sistema TPMS não funcionará correctamente se um ou mais sensores TPMS estiverem em falta ou inoperantes. Quando o sistema detecta uma anomalia, a luz de aviso de baixa pressão dos pneus A pisca durante aproximadamente 1 minuto e em seguida fica acesa continuamente durante o resto do ciclo de ignição. Também é apresentada uma mensagem de aviso do DIC. A luz de anomalia e a mensagem de aviso do DIC acendem-se a cada ciclo de ignição até que o problema seja corrigido.

Algumas das condições que podem fazer com que as luzes se acendam são:

Se o sistema TPMS não estiver a funcionar correctamente, não pode detectar ou sinalizar uma condição de pressão baixa dos pneus.

Consultar o concessionário para obter assistência se a luz de anomalia e a mensagem do DIC se acenderem e permanecerem acesas.

Processo de correspondência dos sensores TPMS

Cada sensor TPMS tem um código de identificação único. O código de identificação tem de ser atribuído a cada nova posição dos pneus/rodas após a rotação dos pneus ou a substituição de um ou mais sensores TPMS. O processo de correspondência dos sensores do TPMS também deverá ser realizado depois de substituir um pneu sobresselente por um pneu de estrada contendo o sensor do TPMS.

A Luz de anomalia e a mensagem do DIC deverão apagar-se no ciclo de ignição seguinte. Os sensores são atribuídos às posições dos pneus/ rodas, usando uma ferramenta de reprogramação do sistema TPMS, pela seguinte ordem: pneu dianteiro do lado do condutor, pneu dianteiro do lado do passageiro, pneu traseiro do lado do passageiro e pneu dianteiro do lado do condutor.

Consultar o seu concessionário para assistência.

São fornecidos 2 minutos para fazer a correspondência da primeira posição dos pneus/rodas e 5 minutos para a correspondência das quatro posições dos pneus/rodas. Se demorar mais tempo, o processo de correspondência pára e deve ser reiniciado.

O processo de correspondência dos sensores dos TPMS é realizado do seguinte modo:

1. Definir o travão de mão.

2. Ligar a ignição para a posição ON/RUN (LIGAR/TRABALHAR) sem arrancar com o motor.

3. Utilizar o botão MENU para seleccionar o menu Informações do veículo no Centro de Informação do Condutor (DIC).

4. Utilizar o selector rotativo para ir até ao ecrã do item de menu Programação dos pneus.

5. Premir o botão SET/CLR para iniciar o processo de correspondência dos sensores.

Deverá ser apresentada uma mensagem a solicitar a aceitação do processo.

6. Premir o botão SET/CLR novamente para confirmar a selecção. A buzina soa duas vezes para sinalizar que o receptor está em modo de reaprendizagem, indicando que o processo de correspondência está activo no ecrã do DIC.

7. Começar pelo pneu dianteiro do lado do condutor.

8. Encostar a ferramenta de reprogramação à parede lateral do pneu, próximo da haste da válvula. Premir o botão para activar o sensor TPMS. O soar da buzina confirma que o código de identificação do sensor foi atribuído a esta posição do pneu/ roda.

9. Avançar para o pneu dianteiro do lado do passageiro e repetir o procedimento descrito no passo 8.

10. Avançar para o pneu traseiro do lado do passageiro e repetir o procedimento descrito no passo 8.

11. Avançar para o pneu traseiro do lado do condutor e repetir o procedimento descrito no passo 8. A buzina soa duas vezes para indicar que o código de identificação do sensor foi atribuído ao pneu traseiro do lado do condutor e que o processo de correspondência dos sensores do TPMS já não está activo. A mensagem que indica que o processo de correspondência está activo no ecrã do visor DIC apaga-se.

12. Rodar a ignição para a posição LOCK/OFF (TRANCAR/ DESLIGAR).

13. Ajustar os quatro pneus para o nível de pressão recomendado, conforme indicado na etiqueta da pressão dos pneus

Veja também:

Citroen C-Elysee. Trancamento/destrancamento a partir do interior
Prima este botão para trancar ou destrancar os vidros e a mala. Se uma porta estiver aberta, o fecho centralizado não funciona. Trancar a partir do exterior Quando o ve&ia ...

Skoda Octavia. Visor MAXI DOT
No visor MAXI DOT (a seguir apenas visor) apresenta uma interface de utilizador que segundo o equipamento transmite informações sobre o Infotainment, a visualização mul ...

Modelos