MANUAIS DO PROPRIETARIO

Chevrolet Cruze: Sistema de controlo da
pressão dos pneus - Rodas - Conservação do veículo - Chevrolet Cruze - Manual de InstrucoesChevrolet Cruze: Sistema de controlo da pressão dos pneus

O Sistema de controlo da pressão dos pneus (TPMS) emprega tecnologia de rádio e sensores para verificar os níveis de pressão dos pneus. Os sensores do TPMS controlam a pressão do ar nos pneus e transmitem as leituras da pressão dos pneus a um receptor situado no veículo.

Cada pneu, incluindo o sobresselente (se fornecido) deve ser verificado mensalmente a frio e enchido para a pressão recomendada pelo fabricante do veículo na chapa do veículo ou na etiqueta da pressão de enchimento dos pneus. (Se o veículo tem pneus de tamanho diferente no indicado na chapa do veículo ou na etiqueta da pressão de enchimento dos pneus, determinar a pressão de enchimento correcta para esses pneus.) Como medida de segurança acrescida, o veículo está equipado com um TPMS que acende indicador de baixa pressão dos pneus quando um ou mais dos pneus estão consideravelmente esvaziados.

Em conformidade, quando o indicador de baixa pressão dos pneus se acende, parar e verificar os pneus logo que possível e enchê-los até à pressão correcta. A condução com um pneu consideravelmente esvaziado faz com que o pneu sobreaqueça e pode provocar uma falha do pneu. A pressão insuficiente também reduz a eficiência do consumo e a vida útil do rasto do pneu e pode afectar a capacidade de manobra e travagem do veículo.

Refira-se que o TPMS não é um substituto da manutenção correcta dos pneus, cabendo ao condutor a responsabilidade de manter a pressão correcta dos pneus, mesmo que a pressão insuficiente não tenha atingido o nível que acciona a iluminação do indicador de baixa pressão dos pneus do TPMS.

O veículo também está equipado com um indicador de anomalia do TPMS para indicar quando o sistema não está a funcionar correctamente.

O indicador de anomalia do TPMS está combinado com o indicador de baixa pressão dos pneus. Quando o sistema detecta uma anomalia, o indicador pisca durante aproximadamente 1 minuto e em seguida permanece aceso continuamente. Esta sequência continuará a cada arranque posterior do veículo enquanto se mantiver a anomalia.

Quando o indicador de anomalia está acesso, o sistema pode não conseguir detectar ou sinalizar a baixa pressão dos pneus como previsto. Podem ocorrer anomalias do TPMS por várias razões, incluindo a instalação de pneus ou rodas alternativos no veículo que impeçam o TPMS de funcionar correctamente.

Verificar sempre o indicador de anomalia do TPMS depois de substituir um ou mais pneus ou rodas no veículo para garantir que os pneus ou rodas de substituição ou alternativos permitem que o TPMS continue a funcionar correctamente.

Funcionamento do controlo da pressão dos pneus

Veja também:

Skoda Octavia. Front Assist
O Front Assist (adiante designado apenas sistema) avisa contra o perigo de uma colisão com um veículo ou um obstáculo em frente do veículo, tenta eventualmente, evitar ...

Hyundai Ioniq Electric. Lâmpadas das luzes
Consulte um concessionário HYUNDAI para substituir a maioria das lâmpadas do seu veículo. É difícil substituir as lâmpadas, porque primeiro é necessário remover outras peças do veículo. ...

Modelos