Se estiver a pensar rebocar o automóvel, informe-se primeiro junto da Direcção- Geral de Viação sobre as normas legais em vigor.
As diferentes leis estipulam vários requisitos para rebocar atrelados, automóveis ou outros tipos de veículos ou aparelhos. Recomendamos que questione um concessionário autorizado Kia.
AVISO - Rebocar um atrelado
Se não utilizar o equipamento correcto e/ou conduzir de forma descuidada, pode perder o controlo do veículo ao rebocar um atrelado.
Por exemplo, se o atrelado tiver peso a mais, os travões podem não actuar devidamente, ou não actuar de todo, pelo que você e os seus passageiros podem sofrer lesões graves ou fatais. Reboque o atrelado apenas quando tiver a certeza de ter seguido os passos indicados nesta secção.
AVISO - Limites de peso
Antes de rebocar, certifique-se de que o peso total do atrelado, GCW (o peso bruto do conjunto veículoatrelado), GVW (o peso bruto do veículo), GAW (o peso bruto sobre o eixo e a carga sob) o eixo do atrelado estão todos dentro dos limites.
AVISO
Quando rebocar um atrelado, não se esqueça de desligar a função ISG.
NOTA
CUIDADO
Rebocar um atrelado de forma incorrecta pode danificar o veículo e resultar em reparações caras e não cobertas pela garantia. Para rebocar correctamente um atrelado, siga as recomendações desta secção.
O seu veículo pode rebocar um atrelado.
Para saber a capacidade de reboque do seu veículo, leia "Peso do atrelado", mais à frente nesta secção.
Lembre-se que rebocar um atrelado é diferente de conduzir o veículo sem atrelado. O reboque de um atrelado implica alterações ao nível da maneabilidade, da durabilidade e da economia de combustível. O reboque de um atrelado tranquilo e em segurança exige a utilização adequada de equipamento correcto.
Esta secção dá conta de muitas sugestões e regras de segurança de eficácia mais que comprovada. Muitas delas são importantes para a segurança do condutor e dos passageiros. Leia atentamente esta secção antes de puxar um atrelado.
Os componentes que puxam a carga - motor, caixa de velocidades, conjuntos das rodas e pneus - são sujeitos a um maior esforço em relação à carga do peso extra do atrelado. O motor é obrigado a trabalhar em regimes mais elevados e sob cargas superiores. Este peso adicional gera mais aquecimento.
O atrelado aumenta também de forma considerável a resistência ao vento, agravando o esforço necessário para puxar a carga.
Mazda 3. Pressão dos Pneus
AVISO
Mantenha sempre os pneus à pressão
correta:
É perigoso conduzir com excesso ou
défice de pressão nos pneus. Poderá
afetar o comportamento do ve&iac ...
Hyundai Ioniq Electric. Precauções a ter com o sistema de auxílio ao estacionamento à
retaguarda
O sistema de auxílio ao estacionamento à retaguarda pode não
funcionar de forma consistente nalgumas circunstâncias, dependendo da
velocidade do veículo e do formato dos objetos detetado ...