MANUAIS DO PROPRIETARIO

KIA Cee'd: Sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) - O que fazer em caso de emergência - KIA Cee'd - Manual de InstrucoesKIA Cee'd: Sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS)

KIA Cee'd / KIA Cee'd - Manual de Instrucoes / O que fazer em caso de emergência / Sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS)

Sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS)

(1) Indicador de baixa pressão dos pneus / Indicador de avaria do sistema TPMS

(2) Indicador de posição de baixa pressão dos pneus (apresentado no ecrã do painel de instrumentos)

Se a luz indicadora de avaria do sistema TPMS permanecer acesa depois de piscar durante cerca de 1 minuto, o sistema poderá não estar em condições de detectar ou assinalar a pressão insuficiente dos pneus, como se pretende. Todos os pneus, incluindo o sobresselente (se instalado), devem ser inspeccionados mensalmente a frio e enchidos com a pressão recomendada pelo fabricante do veículo na etiqueta da pressão de enchimento dos pneus do veículo.

(Se o seu veículo tiver pneus com um tamanho diferente do tamanho indicado na etiqueta, informe-se sobre a pressão de enchimento correcta desses pneus.) Para aumentar a segurança, o seu veículo foi equipado com um sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) que acende um indicador de baixa pressão dos pneus se um ou mais pneus tiver uma pressão de enchimento demasiado baixa. Assim, se esse indicador se acender, pare o veículo e inspeccione os pneus logo que possível.

Em seguida, encha-os com a pressão correcta. Circular com uma pressão de enchimento demasiado baixa nos pneus pode dar origem ao sobreaquecimento e a falhas dos mesmos. De igual modo, uma pressão de enchimento demasiado baixa diminui a eficiência de combustível e o tempo de vida do piso do pneu, podendo ainda afectar a maneabilidade e a capacidade de paragem do veículo.

Recordamos que o sistema TPMS não substitui uma manutenção adequada dos pneus, sendo da responsabilidade do condutor mantêlos com uma pressão de enchimento correcta, mesmo que a baixa pressão de enchimento não tenha ainda atingido o nível de acendimento do indicador de baixa pressão dos pneus do sistema TPMS.

O seu veículo foi equipado com um indicador de avaria no sistema TPMS que é activado se o sistema não estiver a funcionar correctamente. O indicador de avaria do sistema TPMS está combinado com a luz avisadora de pressão reduzida dos pneus. Quando o sistema detecta um problema no funcionamento, a luz avisadora pisca durante aproximadamente um minuto e depois fica permanentemente acesa. Este sequência continuará a repetir-se sempre que ligar o veículo até que o problema seja resolvido.

Se a luz indicadora de avaria do sistema TPMS permanecer acesa depois de piscar durante cerca de 1 minuto, o sistema poderá não estar em condições de detectar ou assinalar a pressão insuficiente dos pneus, como se pretende.

As avarias do sistema TPMS podem ocorrer por várias razões, tais como a instalação no veículo de pneus ou rodas sobresselentes ou alternativos que obstem ao funcionamento correcto do sistema TPMS.

Depois de substituir um ou mais pneus ou rodas do veículo, verifique sempre o indicador de avaria do sistema TPMS para se certificar de que os pneus e rodas sobresselentes ou alternativos não interferem com o funcionamento correcto do sistema TPMS.

NOTA

Se o problema não tiver sido resolvido, recomendamos que mande verificar o sistema por um concessionário autorizado KiaI.

1. O indicador de baixa pressão nos pneus/avaria no sistema TPMS apaga-se durante 3 segundos ao ligar o interruptor da ignição (posição "ON") ou com o motor a trabalhar.

2. A luz indicadora de avaria do TPMS permanece acesa depois de piscar durante aproximadamente 1 minuto.

3. A luz indicadora da posição do pneu com pressão insuficiente permanece acesa.

Indicador de baixa pressão dos pneus

Indicador de posição de baixa pressão dos pneus

Se os indicadores de aviso do sistema de monitorização da pressão dos pneus se acenderem, isso é sinal de que há um ou mais pneus com uma pressão de enchimento demasiado baixa. O indicador luminoso da posição de baixa pressão dos pneus indica o pneu que regista uma pressão de enchimento demasiado baixa acendendo a luz da posição correspondente.

Se ambos os indicadores se acenderem, abrande imediatamente, evite curvas apertadas e preveja distâncias de paragem mais longas.

Pare o veículo e inspeccione os pneus logo que possível. Encha os pneus com a pressão correcta, indicada na etiqueta da pressão de enchimento dos pneus do veículo, colocada no painel exterior do pilar central do lado do condutor.

Se não conseguir chegar a uma estação de serviço ou o pneu não retiver o ar do enchimento, substitua o pneu com baixa pressão pelo pneu sobresselente.

Depois de substituir o pneu com baixa pressão pelo pneu sobresselente, se circular com o veículo durante cerca de 10 minutos a velocidades superiores a 25 km/h, acontece o seguinte:

CUIDADO

No Inverno ou com o tempo frio, o indicador de baixa pressão dos pneus pode acender-se se a pressão do pneu for regulada de acordo com a pressão de enchimento recomendada para o tempo quente. Isto não significa que haja uma avaria no sistema TPMS, visto que a descida da temperatura provoca uma diminuição proporcional da pressão do pneu.

Se conduzir o veículo de uma zona de tempo quente para outra de tempo frio ou viceversa, ou a temperatura exterior for muito mais alta ou baixa, verifique a pressão de enchimento dos pneus e regulea de acordo com a pressão de enchimento recomendada.

AVISO - Danos em pneus com baixa pressão

Circular com uma pressão de enchimento demasiado baixa nos pneus torna o veículo instável e pode contribuir para a perda de controlo do veículo e maiores distâncias de travagem.

Além disso, a circulação contínua com os pneus nesse estado dará origem ao sobreaquecimento e a falhas dos mesmos.

Veja também:

Skoda Octavia. Informações complementares
Navegação - aplica-se ao Infotainment Columbus Se o idioma do Infotainment definida corresponde ao idioma do país atual definido na entrada do destino, então o endere&c ...

Mazda 3. Sinal Sonoro dos Sensores de Estacionamento
Quando o sistema está a funcionar, o sinal sonoro é emitido de acordo com a seguinte descrição. Sensores Dianteiros*, Sensores Traseiros Área de Dete&cce ...

Modelos