MANUAIS DO PROPRIETARIO

Mazda 3: Montagem do Pneu Sobressalente - Substituição de Um Pneu Furado (Com pneu sobressalente) - Pneu Furado - Em Caso de Avaria - Mazda 3 - Manual de InstrucoesMazda 3: Montagem do Pneu Sobressalente

1. Remova a terra e sujidade da jante e do cubo, incluindo os fusos do cubo da roda, com um pano.

Montagem do Pneu Sobressalente

AVISO

Verifique se as superfícies de contacto da jante, cubo e porcas estão limpas antes de trocar ou substituir os pneus: É perigoso trocar ou substituir um pneu sem remover a sujidade das superfícies de contacto da jante, cubo e porcas. As porcas poderão soltar durante a condução do veículo e causar a libertação do pneu, resultando num acidente.

2. Monte o pneu sobressalente.

3. Instale as porcas da jante com a extremidade chanfrada virada para dentro; aperte-as primeiro à mão.

Montagem do Pneu Sobressalente

AVISO

Não aplique óleo ou massa lubrificante nas porcas e fusos de fixação e não aperte as porcas com um binário de aperto superior ao especificado: É perigoso aplicar óleo nas porcas e fusos de fixação. As porcas poderão soltar durante a condução do veículo e causar a libertação do pneu, resultando num acidente.

Adicionalmente, as porcas e fusos de fixação podem ficar danificados se forem apertados mais do que o necessário.

4. Rode a chave de rodas no sentido anti-horário e baixe o veículo. Utilize a chave para apertar as porcas pela ordem indicada na figura.

Montagem do Pneu Sobressalente

Se não tiver a certeza sobre o aperto das porcas, solicite a inspeção das mesmas por um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

Binário de aperto das porcas

N*m (kgf*m) 108-147 (12-14)

AVISO

Aperte sempre as porcas corretamente: É perigoso apertar as porcas incorretamente. A roda poderá abanar ou soltar-se. Tal poderá provocar a perda de controlo do veículo e causar um grave acidente.

Monte as mesmas porcas de fixação que desmontou ou substitua por porcas métricas com a mesma configuração: Como os fusos e as porcas do seu Mazda possuem roscas métricas, é perigoso utilizar porcas de outro sistema de unidades diferente do sistema métrico. Num fuso métrico, não fixaria a jante e poderia danificar o fuso, provocando a libertação da jante e causar um acidente.

5. Remova os calços dos pneus e arrume as ferramentas e o macaco.

6. Guarde o pneu danificado no compartimento de bagagens do veículo.

7. Verifique a pressão do pneu. Consulte Pneus.

8. Solicite a reparação ou substituição do pneu furado o mais cedo possível.

NOTA

Não pressione o interruptor do sistema de monitorização da pressão dos pneus depois de instalar o pneu sobressalente.

O interruptor apenas deverá ser pressionado depois de montar o pneu furado reparado ou montar um pneu de substituição.

AVISO

Não conduza com os pneus a uma pressão incorreta: É perigoso conduzir com os pneus a uma pressão incorreta. Os pneus a uma pressão incorreta podem afetar o comportamento do seu veículo e resultar em acidente. Quando verificar a pressão dos pneus convencionais, verifique também a pressão do pneu sobressalente.

NOTA

Para evitar ruídos, arrume o macaco e as ferramentas corretamente.

Veja também:

Skoda Octavia. Assistente de máximos (Light Assist)
Fig. 50 Ligar/desligar visor do sensor para o assistente de máximos / sistema O sistema de máximos (em seguida apenas sistema) liga/desliga automaticamente os máximos de aco ...

Hyundai Ioniq Electric. Bateria (12 volts)
AVISO Para evitar causar FERIMENTOS GRAVES ou MORTE a si próprio ou às pessoas na proximidade, siga sempre as precauções indicadas quando proceder a alguma intervenção na ...

Modelos